Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, o CRN-7 promoveu o II Seminário Regional de Fiscalização, programação idealizada para promover a capacitação e integração dos agentes que participam das ações fiscais nos diferentes Estados que compõem a jurisdição da autarquia. Realizado no auditório do Supermercado Formosa, em Belém (PA), o evento contou com a participação de nutricionistas fiscais, conselheiros, funcionários e da diretoria do CRN-7, além de profissionais convidados para compartilhar experiências e ministrar oficinas aos servidores.
A presidente Yonah Figueira abriu o evento com uma mensagem de boas-vindas, onde destacou a importância do trabalho feito pela Fiscalização, setor considerado “o coração do CRN-7” por conta de sua função, isto é, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética. Além da presidente, também estiveram presentes os conselheiros Maurício Novaes (AM), a coordenadora técnica Lylis Nunes, a coordenadora do Setor de Fiscalização, Hellene Souza e a coordenadora da Comissão de Fiscalização, Rahilda Tuma.

Ainda no primeiro dia, começaram as apresentações das experiências exitosas das ações fiscais. A nutricionista fiscal Rayla Silvestre (AM) falou sobre o trabalho desenvolvido por ela em Roraima, com foco na Saúde Indígena. Adriene Carvalho (PA) falou do trabalho de fiscalização nas penitenciárias da Grande Belém em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Maria Lima (AM), apresentou o seu trabalho de fiscalização no Hospital do Município de Careiro em parceria com Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), enquanto Jessyca Pena (PA) explicou as ações de fiscalização nos locais de estágio. Sabrina Alves (RO) detalhou a ação feita em parceria com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) para adequação do quadro técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no Estado.
Com foco na capacitação, a conselheira Thais Granado apresentou a palestra “A inserção do Nutricionista na Saúde Mental”. A nutricionista fiscal Sabrina Alves foi convidada a falar sobre Nutrição Comportamental, enquanto a nutricionista Daniela Gaspar ministrou o tema “Ferramentas da Inteligência Artificial na Prática do Nutricionista”. O conselheiro Christian Aires falou sobre “Sistematização do Cuidado em Nutrição”.

No último dia de evento, a fiscal Rayla Silvestre apresentou a palestra “Aspectos legais para a adoção da Fitoterapia: o que o fiscal precisa compreender?”. O fiscal Roberto Pinon, que também é coordenador do Setor de Cadastro e Registro, falou sobre “Habilitação profissional dos egressos de cursos EaD”. Já a conselheira Rahilda Tuma apresentou diversos temas, como a Portaria GM/MS nº 635/2023 (e-multi); Certificação dos Cursos de TND e o Projeto de Lei do TND. Ao todo, em três dias, foram 10 exposições dialogadas, 06 experiências exitosas feitas pelos nutricionistas fiscais e 04 trabalhos de grupos.

“A 1ª versão foi híbrida e ocorreu em 2022. Porém, a versão presencial foi muito mais consistente e significativa porque contemplou a plena interação do grupo e a presença nutricionistas com expertise em diversas áreas de interesse da nutrição atual como a professora doutora Daniela Gaspar, docente do CESUPA, uma das IES mais antigas e tradicionais da região Norte do país que fez a exposição sobre Ferramentas da IA de Inteligência Artificial, além da nutricionista mestre Izabela Syane Oliveira Pereira representante da FUNPAPA que apresentou o tema ‘Atuação do nutricionista no Sistema Único de Assistência Social – SUAS’”, destacou Rahilda Tuma, coordenadora da Comissão de Fiscalização, que pontuou ainda as apresentações da diretoria do CRN-7.

“O evento foi de grande importância para a capacitação e aprimoramento da equipe de fiscalização, com palestras de grande relevância. Isso proporcionou à equipe uma maior integração, a troca de experiências e a padronização dos fluxos de trabalho na sede e delegacias de Porto Velho e de Manaus”, celebrou a coordenadora do Setor de Fiscalização, Hellene Souza.
“Agradeço à gestão por nos permitir esse momento ímpar, e a Comissão de Fiscalização e Coordenação de Fiscalização por terem idealizado e realizado esse Seminário. Pra mim, foi excelente, desde as trocas de experiências, palestras, construção de documentos… E por fim, meus colegas fiscais, que são excelentes – aprendo com cada um de vocês”, encerra, com gratidão, a nutricionista fiscal Maria Lima, da Delegacia de Manaus.
