You are currently viewing Delegada de Manaus participa da abertura da Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar

Delegada de Manaus participa da abertura da Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar

Na tarde da última sexta-feira (20), a delegada do CRN-7 em Manaus, a nutricionista Daíse Reis, representou o Conselho na abertura da Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar, evento promovido pela Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (APAAM). Com o tema “Anafilaxia no Ambiente Escolar”, a cerimônia foi realizada no Auditório Sônia Barreto, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Esse evento é realizado para chamar atenção a um problema de saúde pública ainda pouco falado, mas de extrema importância. Por conta da relevância, no Estado do Amazonas, a Lei n.º 5.251, de 15 de setembro de 2020, institui a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar, compreendendo a realização de seminários, ciclos, palestras e eventos relativos ao tema e demais ações educativas, visando a prevenção e o tratamento médico adequados.

“Foi a primeira vez que estivemos linkados com essa programação; um assunto muito importante, muito sério”, reforça Daíse Reis, ao exemplificar o perigo que reside em um episódio de Anafilaxia. “Quando a criança – ou outra pessoa – come o alimento que tem uma reação alérgica que pode causar um choque anafilático, fica sem respirar, e somente com o uso de uma caneta de adrenalina que a pessoa volta a respirar e isso pode evitar uma morte”, relata.

Segundo Daíse, ao longo de toda a semana, a Associação realiza palestras sobre o assunto, e o Conselho Regional de Nutricionistas está inserido nas discussões. “O CRN-7 assumiu esse compromisso com a Associação, de estar mais presente e fazer a capacitação dos nutricionistas, principalmente os que trabalham em escolas e unidades de saúde, para que as pessoas com alergia alimentar tenham seus direitos garantidos”, encerra.