You are currently viewing V Encontro Regional de Formação Profissional representa marco na relação entre CRN-7 e Instituições de Ensino dos seis Estados da jurisdição

V Encontro Regional de Formação Profissional representa marco na relação entre CRN-7 e Instituições de Ensino dos seis Estados da jurisdição

Entre os dias 07 e 18 de agosto, a Comissão de Formação do CRN-7 promoveu o V Encontro Regional de Formação Profissional, evento realizado nas capitais dos seis Estados que compõem a jurisdição do Conselho. A iniciativa atendeu uma demanda do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que solicitou a participação dos regionais para a construção dos debates que serão promovidos no encontro nacional, a ser realizado em outubro.

“O CFN fez uma reunião com os regionais e lançou os temas que serão discutidos no 5º Encontro Nacional de Formação Profissional”, explica Thais Granado, conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRN-7. Segundo ela, essas reuniões com docentes de todos os Estados do Brasil são essenciais para discutir aspectos relacionados à formação do nutricionista.

“Aqui no CRN-7, em função das dificuldades de deslocamento, optamos por fazer encontros nas capitais, e em cada um dos seis Estados, mobilizamos um conselheiro ou colaborador para conduzir os encontros, seguindo a mesma metodologia. Eles fizeram o contato com os coordenadores e a mobilização dos docentes para participar do encontro e a partir daí, cada estado elaborou um relatório com o perfil dos participantes e principais discussões, que será transformado em um relatório final e enviado ao CFN”, detalha a conselheira Thaís.

No encontro, foram discutidos temas emergentes na formação do nutricionista, com o papel da extensão na graduação, o emprego da inteligência artificial – e a preocupação com seu uso indiscriminado – e a importância da formação humanizada do profissional.

O primeiro encontro, realizado na capital do Acre, Rio Branco, reuniu nove docentes no dia 07 de agosto, na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Em Macapá (AP), cinco docentes se reuniram com o CRN-7 no auditório do Conselho Regional de Odontologia no dia 11 de agosto.

No dia 12, foi a vez de oito professores dos cursos de Nutrição de Rondônia se reunirem no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho.

Em Belém, 17 docentes de instituições paraenses se reuniram na Faculdade Estácio em 17 de agosto.

No mesmo dia, em Boa Vista (RR), treze docentes compareceram ao Encontro no Centro Universitário Estácio. Por fim, no Amazonas, oito professores debateram os temas no auditório da Fametro em Manaus no último dia 18.