You are currently viewing Em prol da categoria, Fiscalização do CRN-7 se reúne com instituições e autoridades do Amapá

Em prol da categoria, Fiscalização do CRN-7 se reúne com instituições e autoridades do Amapá

Entre os dias 22 e 25 de agosto, o CRN-7 esteve realizando uma série de ações no Estado do Amapá, com foco em estabelecer diálogo com instituições de ensino e autoridades públicas. A conselheira Rahilda Tuma, coordenadora da Comissão de Fiscalização, viajou na companhia de Hellene Souza, Coordenadora do Setor de Fiscalização, e Adriene Carvalho, Nutricionista Fiscal.

Por ocasião da proximidade com as celebrações do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, as representantes do CRN-7 participaram de eventos em alusão à data, como a X Jornada de Nutrição da Faculdade Estácio de Macapá, em que Rahilda Tuma participou da mesa de abertura, no dia 22 de agosto.

No dia 24 de agosto, a delegação esteve presente na abertura da II Jornada de Nutrição do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima. A conselheira Rahilda participou da mesa de abertura e ministrou a palestra “Assistência Nutricional na Saúde Indígena”, além de expor sobre a missão do CRN-7 e a importância da ação fiscal.

Também foram feitas visitas como o objetivo de promover parcerias com órgãos afins às atividades de fiscalização e buscar adequação do quadro técnico de nutricionistas nos hospitais, no PNAE da SEDUC/AP e SEMED/Macapá; estreitar relações com a entidade coordenadora e executora da PNAN; fortalecer as ações de promoção à saúde e de segurança alimentar e nutricional (SAN) no estado do Amapá.

Abaixo, seguem as entidades com quem o CRN-7 participou de reuniões no período: Ministério Público do Amapá (Promotor de justiça: Dr. Luiz Marcos da Silva, da Comarca de Macapá para o qual o CRN7 enviará a minuta do Termo de Cooperação entre o MP/AP e o CRN-7)

Nutricionista Maria Balbina Claudina Picanço, Coordenadora Estadual de Nutrição APS da Secretaria de Estado de Saúde do Amapá – SESA/AP.

Nutricionista Consuelo Paes Lopes Ferreira – Fiscal Secretaria de Vigilância Sanitária do Estado do Amapá.

Nutricionista Jeruza Brito, Fiscal da Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária de Macapá/AP. Objetivo: Buscar a inserção do nutricionista e dos TNDs em locais que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos, para otimização dos serviços prestados, visando a segurança alimentar e nutricional da Sociedade.

Reunião na Secretaria de Atenção à Saúde de Macapá/AP – Tânia Regina Vilhena – Secretária da APS

Reunião com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/AP) – Alberto Yukio Nagano (Diretor Executivo ABRASEL), Sônia do Carmo Oliveira (Presidente do SINDNUT-AP),
Geovane Fernandes Lobato (Vice-Presidente do SINDNUT-AP). Objetivo: Promover a inserção dos Nutricionistas e TNDs nos restaurantes comerciais, lanchonetes e padarias, por meio de assessoria para o controle de qualidade e de redução de perdas e custos na produção de alimentos em restaurantes, lanchonetes e padarias, visando a promoção das boas práticas manipulação dos mesmos, possibilitando, assim, minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde da população que se alimenta fora do lar.

Reunião com o Sindicato de Nutricionistas e TND do Amapá – Sônia do Carmo Oliveira (Presidente do SINDNUT-AP) e Geovane Fernandes Lobato (Vice-Presidente do SINDNUT-AP)

Reunião com a Nutricionista Coordenadora Responsável pela Atenção Nutricional da Média e Alta Complexidade as Secretaria de Estado da Saúde do Amapá- SESA – Luana Caroliny Santos Ribeiro (Nutricionista Coordenadora da SESA), Sônia do Carmo Oliveira (Presidente do SINDNUT-AP), Geovane Fernandes Lobato (Vice-Presidente do SINDNUT-AP).

Reunião com a Secretária Adjunta da SEMSA/AP, Fernanda Paula Cabral. Também estiveram presentes Rosilene Lopes dos Santos (TND da SEMSA/AP), Meriam Ferreira Banha Campos (TND Vice Prefeita da zona leste de Macapá), Sônia do Carmo Oliveira (Presidente do SINDNUT-AP) e Geovane Fernandes Lobato (Vice-Presidente do SINDNUT-AP).

Deixe um comentário