You are currently viewing CRN-7 participa de seminário da Seaster e Caisan sobre o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSan 2022)

CRN-7 participa de seminário da Seaster e Caisan sobre o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSan 2022)

A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), Yonah Figueira, esteve presente na manhã da última quarta-feira (11) em um evento realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), em parceria com a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará (Caisan-PA). Realizado no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), o seminário contou com orientações sobre o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSan 2022).

Além de Yonah Figueira, estiveram presentes o Secretário titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, e a titular da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN), Nazaré Costa. O MapaSan é uma iniciativa de pesquisa da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar Nacional, em parceria com as câmaras e conselhos estaduais e municipais, que participaram do processo de planejamento, execução e divulgação dos resultados.

Trata-se de uma ferramenta de pesquisa com o objetivo de coletar regularmente informações para o aprimoramento da gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de contribuir para a qualificação da gestão da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

“Queremos mudar o mapa da insegurança alimentar no Estado através do trabalho que nós estamos realizando desde 2019. Só em 2020, foram implementados oito milhões do antigo programa de aquisição de alimentos, que foram transformadas em cestas de alimentos doadas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Ainda queremos fazer muito mais. Desejo que vocês aproveitem este evento, que os técnicos sejam os responsáveis por este preenchimento do mapa e que juntos possamos garantir que a segurança alimentar e nutricional seja uma prioridade”, destacou a diretora de segurança alimentar da Seaster, Nazaré Costa.

A adesão do município ao MapaSan é voluntária e a sua participação contribui no fortalecimento e no aprimoramento de políticas públicas que visem à garantia do direito a uma alimentação adequada em todo o território nacional.

Com informações de Seaster