You are currently viewing Vice-presidente do CRN-7 participa de cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Nutricionista, em Brasília (DF)

Vice-presidente do CRN-7 participa de cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Nutricionista, em Brasília (DF)

Na última terça-feira, 30, a vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, Keilla Sulivan, participou de uma cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para marcar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Nutricionista. Representantes dos outros dez Conselhos Regionais também estiveram presentes, assim como os deputados federais Erika Kokay (PT-DF) e Delegado da Cunha (PP-SP) e Felipe Carreras (PSB-PE), coordenador da Frente, além de Élido Bonomo, presidente do CFN; Glaucia Medeiros, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran); Alexandra Silva, diretora da Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN) e Alice Beatriz, representante da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN). 

O presidente do CFN, Élido Bonomo destacou a importância da instalação da Frente Parlamentar com a participação das entidades de Nutrição, lembrando que há um conjunto de projetos para debater com o Congresso Nacional, visando garantir a segurança alimentar e nutricional da população brasileira e o compromisso com a categoria para fortalecer cada vez mais a nossa profissão. Atualmente, o Sistema CFN/CRN acompanha mais de 15 projetos de leis. Entre eles, o PL 6819/2010, que trata do piso salarial; o PL 961/2019 sobre a inclusão obrigatória dos nutricionistas nas equipes da Estratégia Saúde da Família; o PL 5056/2013 da regulamentação da profissão de técnicos em nutrição e dietética; PL 5881/2019 sobre a solicitação de exames laboratoriais.

Felipe Carreras, deputado que mobilizou a iniciativa e agora é o coordenador da Frente Parlamentar, disse que tem orgulho em dar voz aos profissionais de nutrição no Congresso Nacional. “Essa categoria é responsável por cuidar do maior bem das pessoas, a saúde. A alimentação correta, por meio da orientação profissional do nutricionista, previne doenças e garante mais qualidade de vida. Em minha trajetória na Câmara sempre defendi as pautas de luta e valorização desses profissionais. A Frente Parlamentar será mais uma ferramenta para seguirmos trabalhando pelas pautas que são prioridade para vocês. Vamos juntos! Vocês já sabem que podem contar comigo”, destacou o político pernambucano.

Atualmente, o Sistema CFN/CRN acompanha vários projetos de leis. Entre eles, o PL 6819/2010, que trata do piso salarial; o PL 961/2019 sobre a inclusão obrigatória dos nutricionistas nas equipes da Estratégia Saúde da Família; o PL 5056/2013 da regulamentação da profissão de técnicos em nutrição e dietética; PL 5881/2019 sobre a solicitação de exames laboratoriais, entre outros.

“O objetivo principal da nossa gestão é o fortalecimento da nossa categoria, então, esse momento junto dos parlamentares que nos apoiam foi muito importante. Nosso papel como gestão é buscar essa valorização profissional, e espero que essa notícia possa trazer alento a você como traz para gente, ver que existem pessoas importantes nos apoiando em nossa guerra”, encerrou a vice-presidente Keilla Sullivan.