You are currently viewing CRN-7 apresenta publicação sobre saúde indígena em evento em Boa Vista (RR)

CRN-7 apresenta publicação sobre saúde indígena em evento em Boa Vista (RR)

Na manhã da última segunda-feira, 29, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) realizou no Estado de Roraima o evento de lançamento da publicação “Atuação do Nutricionista na Saúde Indígena”. Realizado no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia, em Boa Vista, o evento contou com apresentações do conselheiro Maurício Novaes e da fiscal Rayla Silvestre, além de Joel Brito, nutricionista e conselheiro do CRN-7 residente na capital de Roraima. Além dos profissionais de nutrição presentes, o secretário adjunto de saúde de Boa Vista, Rodrigo Matoso, também prestigiou o evento, bem como a imprensa local.

Após tomar conhecimento da crise humanitária envolvendo o povo Yanomami, em Roraima, a Gestão do CRN-7, solicitou à Comissão de Formação Profissional a produção de uma publicação de apoio técnico para garantir que as atividades de acompanhamento e assistência nutricional sejam realizadas de forma segura e competente pelos nutricionistas interessados em trabalhar com populações indígenas. Com gráficos, tabelas e ilustrações, a publicação foi elaborada com base nas referências disponíveis no Ministério da Saúde, na Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e artigos científicos, complementadas com informações de profissionais que atuam na área. O material está disponível para download gratuito na Biblioteca Virtual. A publicação foi produzida pelas conselheiras Rahilda Tuma e Thais Granado, com o apoio da nutricionista Talita Guedes, nutricionista do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins (PA).

“O Conselho se faz presente pela necessidade de acompanhamento dessa situação caótica que aconteceu no início do ano. A função primária do CRN-7 é fiscalizar a atuação profissional, então, a gente queria entender qual a situação do nutricionista dentro desse processo. Estamos também apresentando uma cartilha com ações eficazes para que os nutricionistas que já atuam na área possam ter o conhecimento básico para fazer parte do processo de solução do problema”, disse Maurício Novaes, em entrevista à Rede Amazônica.

Além da cartilha, o evento também contou com uma apresentação sobre o diagnóstico situacional da assistência nutricional prestada aos indígenas Yanomamis. Em fevereiro deste ano, a fiscal Rayla, na companhia do conselheiro Joel, realizou uma série de ações fiscais em órgãos de assistência em Boa Vista, onde encontrou pontos de melhoria no tratamento nutricional prestado aos povos indígenas locais.

“Fizemos as visitas técnicas na Casai (Casa de Saúde Indígena), no DSEI Yanomami (Distrito Sanitário Especial Indígena), na Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), na Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), e em outros, para ver como esses órgãos estavam atuando nessa crise de saúde. Foi feito esse levantamento e Rayla elaborou esse relatório, e hoje [dia do evento], ela fez essa apresentação aos presentes, algo extremamente relevante aos profissionais de nutrição que atuam na área”, explica Joel Brito.

“O evento foi excelente, muitas falas positivas sobre as ações fiscais que foram realizadas no âmbito do diagnóstico da assistência alimentar e nutricional que vendo sendo prestada aos indígenas Yanomamis em Boa Vista, das intervenções que o CRN7 realizou, também recebemos um feedback muito positivo quanto a cartilha sobre a atuação do nutricionista e do quanto materiais orientativos são importantes para dar um norte aos profissionais que estão ou querem atuar na saúde indígena”, pontua a nutricionista fiscal Rayla Silvestre.

Deixe um comentário