You are currently viewing III Fórum de Ética reúne mais de 100 acadêmicos de nutrição do Amapá para debates sobre comportamento nas redes sociais

III Fórum de Ética reúne mais de 100 acadêmicos de nutrição do Amapá para debates sobre comportamento nas redes sociais

Em 17 de outubro, o Setor e a Comissão de Ética do CRN-7 promoveram o III Fórum da área, voltado aos graduandos de Nutrição que estudam em Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Amapá. Realizado no Auditório Conselho Regional de Odontologia, em Macapá, o evento reuniu 107 acadêmicos das faculdades Estácio, IMMES – Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior, e Anhanguera, além de docentes e coordenadores.

Thaysa Bastos Mourão, conselheira suplente, foi a mestre de cerimônias e abriu o evento. A mesa de abertura foi composta pela diretora-secretária Cynara Souza, a coordenadora do Setor de Ética Lylis Nunes, as conselheiras Thaysa e Marcela Brito, além das coordenadoras dos cursos de Nutrição, Anne Silva (Estácio) e Tássia Remígio (IMMES). Após a abertura, quem palestrou aos estudantes foi Lylis Nunes.

“Alcançamos mais uma vez nossos objetivos do Fórum de Ética, onde mostramos aos acadêmicos quais os prejuízos de não agirem corretamente em suas redes sociais”, pontuou Lylis Nunes. “Após nossa palestra, utilizamos a metodologia de escuta, usada em todos os fóruns que temos desenvolvido, para direcionar o que podemos fazer como forma de prevenção para que não ocorram denúncias contra os acadêmicos de nutrição na atuação em suas redes sociais. O retorno dessa escuta dos discentes tem sido gratificante para nós, pois as sugestões para ações do CRN-7 e das IES estão sendo formuladas pelos próprios acadêmicos. É aí que sentimos que nosso desejo foi alcançado e que eles entenderam nossos propósitos: trabalhar a Ética por meio de reflexão, e não punição. Reflexão quanto ao comportamento ético ideal para busca da credibilidade e valorização da categoria perante a sociedade”, celebrou.

“Nós aqui da Estácio ficamos felizes com a adesão dos alunos, com a importância que eles deram e o quanto estavam presentes. O local se tornou pequeno para a quantidade de alunos que nós tínhamos lá presentes, então o Fórum veio realmente para somar, esclarecer e mostrar que o CRN não é só um órgão que recebe a nossa anuidade, ele é um órgão regulador – então dentro disso os alunos precisam estar conscientes do que é o correto, do que é ético”, elogiou a coordenadora de curso Anne Silva.

“Foi uma grande experiência e um grande aprendizado, principalmente porque nós estamos podendo desenvolver o Fórum de Ética neste trabalho itinerante nos Estados da Jurisdição de responsabilidade do CRN-7”, celebrou Cynara, que também é membro da Comissão de Ética. “Fizemos também uma fala sobre como está a situação do nosso conselho atualmente e nos colocamos à disposição para ajudá-los ou no encaminhamento de alguma dúvida. Então foi muito, muito proveitoso”, encerra a diretora-secretária.