You are currently viewing Em reunião com deputados estaduais, CRN-7 e Sindinut – AP apresentam proposta de piso salarial para nutricionistas do Amapá
Deputado R Nelson (PL),

Em reunião com deputados estaduais, CRN-7 e Sindinut – AP apresentam proposta de piso salarial para nutricionistas do Amapá

Na última segunda-feira (16), o CRN-7, junto do Sindicato dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética do Amapá (Sindnuti-AP), participou de um momento histórico para a nutrição no Estado do Amapá. Yonah Figueira, presidente do Conselho, junto de Sônia Oliveira, presidente do Sindicato, foram recebidas por cinco deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), onde entregaram uma proposta de projeto de lei para criar o Piso Salarial dos nutricionistas que atuam no Estado.

Após o sindicato realizar debates e reuniões anteriores com a categoria, com o apoio e convocação do CRN7, foi estabelecido o valor mínimo de R$ 4.200,00 mensais como remuneração, para jornada de até 6h diárias ou 30 horas semanais, votado pela maioria. Elaborado o documento com essa proposta de piso salarial, o projeto foi entregue aos deputados, que se comprometeram em apoiar a aprovação desta conquista.

Deputados Jesus Pontes (PDT) e Edna Auzier (PSD)

Participaram do encontro os deputados R Nelson (PL), Jesus Pontes (PDT), Edna Auzier (PSD), Jory Oeiras (PP) e Fabrício Furlan (REDE), que participou de forma virtual.

“Nós estamos indo em todos os Estados, e o Amapá foi o primeiro, porque já tem um sindicato consolidado lá. Então, ele fez toda a mobilização parlamentar na Assembleia Legislativa, e nós fomos para dialogar com os parlamentares, para apresentar essa proposta de um piso salarial para os profissionais nutricionistas do Estado, e a gente está muito otimista que vamos conseguir instituir essa lei no estado do Amapá”, celebrou Yonah Figueira.

Deputado Jory Oeiras (PP)

Essa mobilização pelo piso salarial está acontecendo em todos os 11 CRNs, por orientação do próprio Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e da Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN).

“Nós fomos muito bem recebidos pelos parlamentares, que sabem a importância do profissional nutricionista hoje na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população. Eles estão realmente se colocando à disposição e assumiram compromisso conosco, com o conselho e com o sindicato de consolidar mesmo essa lei”, encerra a presidente.