You are currently viewing CRN-7 realiza roda de conversa sobre atuação ética com nutricionistas da Rede Hospitalar do Estado do Amapá

CRN-7 realiza roda de conversa sobre atuação ética com nutricionistas da Rede Hospitalar do Estado do Amapá

Continuando a série de ações que o CRN-7 está desenvolvendo no Estado do Amapá ao longo da semana, na segunda-feira (16), foi realizada uma Roda de Conversa com nutricionistas da Rede Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (SESA). A ação foi feita a pedido da própria secretaria, por meio da Comissão de Implantação, Acompanhamento e Avaliação da Sistematização da Atenção Nutricional, que convocou servidores de diversas unidades para um momento de sensibilização acerca da ética profissional.

A Roda de Conversa foi realizada no auditório da Central de Regulação da SESA, no bairro Pacoval, em Macapá, e foram convocados nutricionistas lotados no Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima, Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital Estadual de Santana, Hospital da Criança e do Adolescente e Hospital de Emergência Oswaldo Cruz.

Pelo CRN-7, quem participou da ação foram a conselheira Marcela Brito, a diretora-secretária Cynara Souza, a coordenadora técnica Lylis Nunes e a presidente Yonah Figueira. Foram debatidos alguns pontos de atenção às demandas relacionadas às competências dos profissionais de nutrição, assim como sanadas algumas dúvidas referentes a uma atuação profissional mais ética e de direitos assegurados ao nutricionista.

“Por meio da comissão, viajamos por vários municípios do Amapá, fazendo diagnóstico das fragilidades nos serviços de nutrição. Contudo, constatamos que não conseguimos implantar algumas ações, e daí surgiu a necessidade de um momento de sensibilização sobre a atuação profissional. Como soubemos que haveria esse momento do Fórum de Ética com os estudantes em Macapá, solicitamos que fosse feito algo semelhante com os nutricionistas das unidades do Estado”, disse Mara Santos, membro da Comissão, que é coordenada pela nutricionista Luana Ribeiro e conta ainda com Larissa Penha, Rosilene Lopes e Rachel Costa em sua composição.

Ao fim do encontro, as nutricionistas agradeceram o momento de troca de experiências e celebraram a aproximação da diretoria CRN-7 com a categoria no Amapá.