You are currently viewing CRN-7 PARTICIPA DE EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA DO TÉCNICO  EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA NA ESCOLA  FRANCISCO DA SILVA NUNES (BELÉM – PA)

CRN-7 PARTICIPA DE EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA NA ESCOLA FRANCISCO DA SILVA NUNES (BELÉM – PA)

Na tarde do dia 27 de junho, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) participou de um evento comemorativo em alusão ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, celebrado na data de ontem, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Integrado (EEEMPI) Francisco da Silva Nunes, localizada no bairro da Marambaia, em Belém. Na ocasião, os alunos puderam conhecer mais sobre a história de sua futura profissão e falar sobre o que tem aprendido em sala de aula, em um momento de educação, acolhimento e descontração.

A instituição pública de ensino, que funciona no Conjunto Médici, abriga dois cursos para formação do TND: o MedioTec, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará (SECTEC), e o PRONATEC do Ministério da Educação. Na mesa de abertura, estiveram presentes Rahilda Tuma, vice-presidente do CRN-7; Anadeiva Portela, coordenadora do curso do Pronatec; Roseane Lima, que coordena o curso estadual; e Porfíria Lima, diretora da escola.

“O evento merece destaque por que ocorre em um momento político singular na luta pela regulamentação dessa categoria profissional, afinal, os TND estão comemorando a aprovação do PL nº 5056/2013 na Comissão de Seguridade Social e Família, em Reunião Deliberativa Extraordinária da Câmara de Deputados, no dia 01/06/2022 e, ao mesmo tempo, trabalhando arduamente para seguirem vitoriosos nas duas Comissões que ainda faltam para chegar à votação no Senado”, comentou Rahilda Tuma, que destacou o compromisso da gestão Unir e Fortalecer em valorizar o Técnico em Nutrição e Dietética.

O evento foi transmitido em tempo real pelo canal YouTube e contou com 95 participantes, entre os quais, alunos e TND egressos dos referidos Cursos Técnicos. Após a mesa de abertura, houve uma exposição dialogada intitulada “Linha do tempo do TND no Brasil”, proferida pela professora Carla Cavalcante. Em seguida, a nutricionista Roseane Lima ministrou a palestra “Vivências do Curso de TND da EEEMPI Francisco da Silva Nunes”. Por fim, Thais Granado, conselheira do CRN-7, apresentou o “TND Games”, uma iniciativa idealizada pela nutricionista e que divertiu os alunos presentes com muita informação sobre o fazer do profissional de Nutrição.

“A dinâmica tem como objetivo falar sobre alimentação saudável de forma lúdica e interativa reforçando a importância dos TND como parceiros nesse contexto. Ao mesmo tempo, aproveitamos a oportunidade para falar sobre a profissão, as expectativas para o futuro e sobre a importância do fortalecimento do conselho de classe”, disse Thais Granado.

“É muito importante sempre estarmos aumentando nossas parcerias”, disse a professora Anadeiva Portela sobre o convite ao CRN-7. “Eu vejo o Conselho como uma parceria fundamental no sentido de ajudar e informar os alunos sobre como exercer sua profissão de maneira regulamentada. Então, é essencial que essa ponte seja feita”, encerrou.