Na manhã desta terça-feira (17), o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), participou do I Encontro dos Conselhos de Classe da Unama Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém (PA). No evento, que contou com a participação de representantes de outros conselhos profissionais, estiveram presentes a Coordenadora do Setor de Ética do CRN-7, Lylis Nunes, e a Assistente de Coordenação Luciana Silva, que foram convidadas a falar aos concluintes do Curso de Graduação em Nutrição.
De acordo com a nutricionista Emmely Belize, coordenadora do Curso de Nutrição da Unama Ananindeua, a conversa teve como objetivo prestar alguns esclarecimentos sobre o comportamento ético para os acadêmicos que, muito em breve, serão profissionais formados e aptos a trabalharem em benefício da sociedade. “É muito importante, nesse momento próximo à conclusão do curso, para que os acadêmicos possam ter esse esclarecimento sobre a conduta profissional”, disse a professora Emmely. Além do CRN-7, também participaram do evento representantes dos conselhos profissionais para falar aos estudantes dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia Civil, Educação Física e Serviço Social. O nutricionista Bruno Morais, Diretor da Unama Ananindeua, também esteve presente para recepcionar os convidados e proferir a fala de abertura do evento.
Segundo Lylis Nunes, este foi o primeiro momento de uma série de ações que o recém-criado Setor de Ética do CRN-7 realizará em 2023, com foco na aproximação da entidade junto às Instituições de Ensino Superior (IES) da jurisdição, cumprindo uma das propostas da plataforma atual gestão do CRN-7, que é a criação de um canal de atenção e orientação sobre conduta ética com as instituições formadoras de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética.
Em sua fala, a coordenadora do Setor de Ética do CRN-7 explicou sobre a função deste departamento que trata das responsabilidades, direitos e deveres dos futuros profissionais, preceitos que devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. Lyllis também destacou a expansão do uso das redes sociais, o que tornou ainda mais essencial atenção ao comportamento ético do Nutricionista e Técnico em Nutrição e Dietética no meio digital. “Esse tipo de trabalho é valioso, pois é feito logo antes do começo da vida profissional do formando. Nossa fala hoje foi mais sucinta, mas em breve, nós do CRN-7 devemos voltar ao Campus Ananindeua da Unama para ter uma conversa mais aprofundada com esses acadêmicos sobre vários outros temas pertinentes”, encerra Lylis Nunes.