You are currently viewing CRN-7 marca presença na abertura da Semana da Doação de Leite Materno da Fundação Santa Casa do Pará

CRN-7 marca presença na abertura da Semana da Doação de Leite Materno da Fundação Santa Casa do Pará

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (16), no auditório da Fundação Santa Casa do Pará, a programação da Semana de Doação de Leite Materno, com o tema “Gotas de Amor para um Mundo Melhor”.

Cynara Souza, da coordenação do Banco de Leite da Fundação Santa Casa e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), diz que a importância do evento é chamar a atenção de todos os segmentos da sociedade sobre a importância da amamentação e do ato de doar o excedente de leite, para que se possa trabalhar nos Bancos de Leite Humano (BLH) atendendo as dietas, principalmente, dos bebês prematuros, enquanto eles não conseguem sugar no seio materno.

“Temos de fomentar essas estratégias, mostrar resultados para a sociedade, imbuir e monitorar nos fóruns de discussão, para fortalecer essa temática e possa beneficiar todos os Bancos de Leite Humano de nosso estado. São quatro municípios que nós estamos trabalhando e estamos conversando com as equipes que estão fazendo a projeção desses bancos de leite nos hospitais materno infantil no Estado, atendendo as necessidades desse prematuro nas unidades natais no próprio município”, relata Cynara. A conselheira Keilla Sulivan também esteve presente no evento, representando a presidente do CRN-7, Yonah Figueira.

A Semana de Doação de Leite Materno é uma iniciativa para o incentivo à doação de leite materno para os Bancos de Leite Humanos, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMP) e Corpo de Bombeiros do Pará, por meio do projeto Bombeiros da Vida. A programação segue até o dia 29 de maio.

Durante a cerimônia de abertura duas mães doadoras foram homenageadas por ajudarem na parceria com o Banco de Leite Humano da Santa Casa. Elas representaram no ato as 205 mães doadoras atualmente cadastradas no BLH.

Comitê – O Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Banco de Leite humano, foi reformulado e vai trabalhar a linha do cuidado materno infantil, tudo que norteia a amamentação no estado do Pará.

“Temos de trabalhar a fomentação de bancos de leite humano, a ampliação de postos de coleta, aproximação com as lideranças do municípios para que se possa implantar nas unidades municipais de saúde posto de coleta ou nos distritos, para que possa capilarizar essa ação de coleta de leite para os demais bancos e possamos atender os hospitais, em nível terciário que atendem à dieta dessa criança que se encontra internado em sua unidade neonatal”, informa Cynara Souza.

Esse Comitê está sob a coordenação da Sespa, com a expansão em todo o território do estado, com o amparo dos municípios e representatividade de ONGs e setores importantes de órgãos que tratam das políticas de cuidado materno infantil.

Com informações de Agência Pará