You are currently viewing CRN-7 sedia reunião com Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

CRN-7 sedia reunião com Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

Na última segunda-feira, 11, a sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) recebeu representantes do Ministério da Saúde e demais entidades públicas para uma série de reuniões ao longo do dia. O CRN-7 cedeu o espaço de sua sala de reuniões para os encontros, cumprindo seu papel de estar inserido nos debates que visam discutir a situação da Alimentação e Nutrição no Estado do Pará e região Norte.

Pela manhã, com início às 8h, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS) se reuniu com a equipe técnica da Coordenação Estadual de Nutrição do Pará (CEN/SESPA/PA), da qual faz parte a nutricionista Thais Granado, que também é Conselheira do CRN-7.

“O Ministério da Saúde está visitando os Estados da Região Norte para tratar de ações relacionadas à Política Nacional de Alimentação e Nutrição”, disse Thais, nutricionista da Coordenação Estadual de Nutrição. “É preciso esse momento para alinhar as falas e apresentar diagnóstico epidemiológico e nutricional do Estado, e a partir desse perfil traçar estratégias, para que possamos implementar ações e programas voltados para a melhoria da Alimentação e Nutrição do Pará”, explicou.

A partir das 14h, foi iniciada uma reunião ampliada, incluindo, além das equipes da CGAN/DAB/SAS/MS e CEN/SESPA/PA, a presença de representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseans), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN) da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e do CRN-7, representado pela presidente Yonah Figueira, vice-presidente Rahilda Tuma e outros conselheiros e funcionários. Neste segundo turno de discussões, os temas seguiram na mesma linha, estendendo o debate a outras entidades públicas que podem somar na questão alimentar e nutricional.

Entre as pautas tratadas pelo CRN-7 com a CGAN, estão: o apoio na realização de eventos do CRN-7 (ações de responsabilidade social e de atualização profissional), com disponibilização de palestrantes e envio da materiais educativos como promoção da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil e outros; parceria na divulgação das agendas da CGAN nas redes sociais do CRN-7, abrangendo os seis estados da jurisdição; e apoio da CGAN ao CRN-7 na realização de pesquisas sobre alimentação, nutrição e segurança alimentar, considerando a grande expertise na área.

“Como técnica da Sespa, trabalho direto com as políticas propostas pelo Ministério da Saúde, e somos o braço dele para implantar essas ações no Estado, articulando com os municípios. Já como representante do CRN-7, é muito importante estar presente nesse processo histórico de construção de medidas e estratégias para melhorar as condições de nutrição da população. É extremamente gratificante”, encerrou Thais Granado.