You are currently viewing CRN-7 participa do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran)

CRN-7 participa do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran)

Entre 4 e 7 de outubro, o Conselho Regional de Nutricionistas 7ª Região (CRN-7) esteve com vários representantes – entre participando do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que ocorreu em Maceió (AL), reunindo mais de 2 mil profissionais da nutrição do país. Há mais de 60 anos, o CONBRAN tem sido o centro de importantes discussões sobre a Ciência, atuação profissional e novos saberes dentro da Nutrição, se consolidando como um dos maiores da área na América Latina, e para os funcionários e conselheiros do CRN-7, foi um momento muito oportuno para discutir a Soberania Alimentar e Nutricional de nossa região.


Foram quatro dias de palestras, treinamentos, debates e capacitações, onde os nutricionistas puderam absorver conhecimento de profissionais que são referência na área, bem como compartilhar suas próprias experiências exitosas. Representando a sede de Belém e as delegacias de Manaus e Porto Velho, estiveram presentes funcionários dos setores como Ética e Fiscalização, bem como conselheiros, fiscais, delegadas e membros da diretoria.


“Vimos que nossa participação foi muito positiva pelo seguinte motivo: o nutricionista já se vê em vários campos de atuação, como clínica e na produção de alimentos, mas não na área política”, destaca a presidente do CRN-7, Yonah Figueira. “Nos dois dias de programação do CFN, se discutiu muito isso: a ética, a fiscalização, a formação profissional e, sobretudo, o papel do profissional nutricionistas nas políticas de alimentação e nutrição, a sua atuação, o seu papel como processo de tentar melhorar o campo de trabalho, a contração, a valorização de profissionais, pois comer é um ato político”, conta a presidente, pontuando que o CRN-7 fez sua parte nesse processo apresentando nosso Guia de Bolso, que foi elaborado especialmente para destacar a importância do nutricionista.

“E paralelo a isso, foi mais positivo ainda porque nós disponibilizamos nosso Guia no estande do CFN, e cada visitante recebia uma explicação, mostrando que o nutricionista está em todo lugar, inclusive na política”, ressalta.

V Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS

Outro destaque da participação do CRN-7 no Conbran foi a delegada de Manaus, Daíse Reis da Cunha, que se apresentou na V Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS, na programação da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN). Daíse foi premiada por seu trabalho “Monitoramento do estado nutricional e consumo alimentar no Amazonas em 2021, primeiro lugar do Brasil”, que concorreu na área “Atenção nutricional”.


“Eu fui apresentar um relato de experiência exitosa no SUS que foi o trabalho da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, em termos do monitoramento da cobertura de vigilância nutricional no ano de 2021, ano que reunimos o maior pico de problemas relacionados à pandemia, que atrapalhou nossas visitas técnicas presenciais nos municípios. Mesmo assim, o Amazonas conseguiu chegar a 41% de cobertura do estado nutricional das pessoas – média nacional foi de 17%”, comemora a delegada.


Segundo Daíse, a coordenação estadual de alimentação e nutrição do Amazonas no ano de 2021 utilizou como estratégia de gestão para a organização da atenção nutricional no estado, capital e interiores, o incentivo ao planejamento das ações de vigilância alimentar e nutricional com materiais de apoio e instrumentos on-line com a finalidade de melhorar e aumentar o monitoramento do registro do estado nutricional e de consumo alimentar dos indivíduos atendidos na atenção primária em saúde (APS) durante o cenário pandêmico de Covid-19.