You are currently viewing Mostra Científica de Trabalhos Acadêmicos da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é realizada na Fibra

Mostra Científica de Trabalhos Acadêmicos da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é realizada na Fibra

  • Post author:
  • Post category:Eventos

Nos dias 11 e 12 de agosto, o CRN-7 realizou, em parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e o Centro Universitário Fibra, a 2ª Mostra Científica de Trabalhos Acadêmicos da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em dois dias de evento, em formato presencial e online, os participantes puderam conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos no aleitamento materno, e o que os acadêmicos vêm produzindo para atender melhor lactantes e crianças, além de levantar dados importantes sobre a saúde materno-infantil na Amazônia.

“A avaliação que faço é muito boa, pois tivemos a oportunidade de mostrar à academia a importância do aleitamento materno por meio dos trabalhos que são feitos na graduação, residência, mestrado e doutorado”, diz Vanda Marvão, nutricionista do Banco de Leite da FSCMPA e Conselheira do CRN-7. “Trabalhando aqui, na ponta, a gente sabe que o aleitamento é uma estratégia simples de saúde materno-infantil que salva vidas, e pode reduzir a mortalidade infantil em até 13%, em crianças menores de 5 anos, e com um diferencial grande em crianças prematuras”, explica.

IMG_9341.JPEG

No primeiro dia do evento na Fibra, a mesa de abertura contou com a presença da presidente Yonah Figueira; da Pró-Reitoria acadêmica do Centro Universitário, Irene Noronha; de Alexandra Codovil, da Gerência de Pesquisa da Fundação Santa Casa; e de Vanda Marvão. Em seguida, foram apresentados três trabalhos de graduação em Nutrição e dois de residência (Nutrição e Enfermagem).

No segundo dia, foram apresentados um trabalho de residência, um de mestrado e um de doutorado, além das simulações realísticas de aleitamento.

IMG_9302.JPEG

“Fizemos as simulações realísticas, uma ação de um projeto de pesquisa que foi aprovado e está sendo fomentada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Com esse recurso, compramos as peças para fazer as simulações de aleitamento materno, para ajudar os profissionais de saúde e dentro da academia. O bom do Agosto Dourado é que podemos fazer essas demonstrações em vários momentos”, comemora Vanda Marvão.

Veja a programação completa.

Dia 1

Abertura:
Representantes Santa Casa, CRN-7 e FIBRA

Doação de leite humano no período pandêmico em um banco de leite de leite humano referência do Estado do Pará;
Autora: Ana Júlia Melo da Silva – Graduação em Nutrição – UFPA

Participação das avós no aleitamento materno
de recém-nascidos em maternidade de referência em Belém;
Autora: Ana Clara Barros de Souza – Graduação em Nutrição – UFPA

Aleitamento materno e aspectos emocionais durante o período pandêmico do Covid-19 em dois municípios da região metropolitana de Belém;
Autora: Paula Rayssa Lobato da Silva – Graduação UFPA

Tecnologia Educacional para a prática do 4º Passo para o sucesso do Aleitamento Materno;
Autora: Anna Talita de Souza – Residência em Enfermagem – FSCMPA

Conhecimento de pediatras, neonatologistas e nutricionistas sobre o tratamento do lactente com alergia a proteína do leite de vaca;
Autora: Andreia Pereira da Silva – Residência em Nutrição – FSCMPA

Dia 2

Amamentação e Hepatite B na Amazônia Oriental Brasileira: Linha do Cuidado perinatal e objetivos do desenvolvimento sustentável – Agenda 2030;
Autor: Pilar Maria de Oliveira Moraes – Doutorado – Universidade do Estado do Pará (UEPA)

O impacto do processamento térmico sobre o valor lipídico e calórico do leite humano;
Autor: Letícia Cecília de Nazaré da Rocha da Luz Messias – Residência em Nutrição – FSCMPA

Prevalência de infecções pelo vírus da hepatite B/C e associação com o estado nutricional de grávidas atendidas em pré-natal de um hospital de referência na Amazônia brasileira;
Autor: Elisabeth Cristine Dias Ribeiro – Mestrado – Instituto Evandro Chagas

Simulações Realísticas do Aleitamento Materno
Projeto de pesquisa fomentado pelo Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) – Nutricionista MSc. Vanda Marvão (Banco de Leite Humano – FSCMP)

Estação 1: Manejo da amamentação: Ensinar anatomia e fisiologia da lactação, posições para amamentar, pega correta na mama, prontidão do recém-nascido para mamar, tamanho do estômago do bebê.

Estação 2: Amamentação em situações especiais: Uma forma didática de ensinar a relactação (voltar a produzir leite) através da translactação, (opções de alimentar o bebê na mamãe com baixa produção láctea), prevenção de fissuras de mamilo/mastites, administração de dieta de forma segura para o RN enquanto este aprende a mamar no seio de sua mãe.

Estação 3: Doação de leite humano/captação de doadoras: Manejo com doação de leite humano é uma forma didática de ensinar a paramentação e uso de EPI e higienização das mãos antes da extração, técnica de massagem e ordenha manual e mecânica, conservação e armazenamento do LH.

Estação 4: Norma Brasileira de Comercialização de alimentos para Lactentes e Crianças de 1° infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras – NBCAL