Nutricionistas e estudantes de nutrição lotaram o auditório do Centro Universitário Fibra, no bairro de Nazaré, em Belém (PA) no dia 30 de agosto para mais um evento em homenagem ao Dia do Nutricionista promovido pelo Conselho Regional de Nutrição da 7ª Região. Com uma programação de seis horas, promovida pela Sede do CRN-7 com o apoio da instituição de ensino superior, os mais de 130 ouvintes receberam capacitação em diversas áreas, além de assistirem a apresentação de trabalhos premiados.
A primeira a falar no palco foi a nutricionista fiscal Adriene Carvalho, com o tema” Indicadores de Nutrição Hospitalar”. Em seguida, a professora Daniela Gaspar apresentou a palestra “Ferramentas da Inteligência Artificial na prática do Nutricionista”, assunto que foi avaliado positivamente pelo público. “Eu, enquanto palestrante, fiquei super honrada de poder compartilhar um pouco do que sei. Eu acho que conhecimento, se a gente não puder compartilhar, não adianta de absolutamente nada. Então, saber que de alguma forma eu que causei algum impacto positivo, seja de nutricionistas ou de estudantes de nutrição, para que eles possam otimizar mais a vida deles, possam estar utilizando mais a inteligência artificial que já está no nosso dia a dia, eu fico muito feliz e muito satisfeita”, celebra Daniela.
As palestras seguintes foram da nutricionista convidada Marcela de Paula, de Goiás, que trouxe duas apresentações para os nutricionistas paraenses “Interação drogas e nutrientes no tratamento do paciente oncológico” e “Nutrição e mercado de trabalho”.
“Eu participei do Dia das Nutricionistas abordando um tema de extrema importância, que é a nutrição e marketing, posicionamento de imagem, que são dificuldades enormes das nutricionistas que estão chegando hoje no mercado de trabalho. E além disso, a gente abordou um tema também de muita necessidade para se falar, um assunto tão necessário e tão pouco falado, que é a nutrição e a oncologia. A receptividade do pessoal, das colegas profissionais que estavam ali, foi essencial e até e deixou o conteúdo mais rico, com tantas perguntas também. Então, a experiência para mim foi única”, diz Marcela, agradecendo o convite do CRN-7.
Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva
Na ocasião, três trabalhos selecionados no Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva foram apresentados e, em seguida, premiados. A iniciativa “Estratégias para melhoria da cobertura de condicionalidades de saúde do Programa Auxílio Brasil (Bolsa Família) em Benevides-PA”, foi premiado com o 2º lugar da categoria “experiência exitosa”. O artigo “Orientação Nutricional no TEA: o perfil nutricional de crianças amazônidas com TEA a partir da seletividade alimentar”, recebeu a 3ª colocação da categoria “trabalho técnico-científico”, enquanto o trabalho “Utilização de ômega 3 e melhoria do prognóstico de pacientes com síndrome lipodistrófica secundária ao uso de TARV atendidos em hospital público de Belém do Pará” foi o campeão da noite, recebendo o primeiro lugar da categoria técnico-científica.