You are currently viewing Um em cada cinco peixes consumidos na Região Norte está contaminado por mercúrio

Um em cada cinco peixes consumidos na Região Norte está contaminado por mercúrio

Uma consequência direta do garimpo ilegal ameaça a saúde dos brasileiros nos estados do Norte. Um estudo concluiu que um em cada cinco peixes consumidos na região está contaminado.

O mercúrio usado para separar a areia do ouro é descartado pelos rios pelo garimpo ilegal.

Um estudo avaliou a qualidade do pescado em 17 municípios de seis estados da Amazônia. E os resultados são alarmantes. Na média, 21,3% dos peixes que chegam à mesa dos moradores da região Norte têm níveis de mercúrio acima dos limites seguros. Os piores índices estão em Roraima, com 40% de peixes carregam o metal pesado acima do limite recomendado. O Acre , vem na sequência com 35,9% ; seguido de Rondônia (26,1%) e Amazonas (22,5%). Por último, e ainda assim com índices preocupantes, estão o Pará (15,8%) e Amapá (11,4%). A pesquisa não avaliou o pescado nos outros três estados que compõem a Amazônia Legal .

Entre as capitais pesquisadas, capital Rio Branco apresentou o maior o potencial de contaminação que chega até 31 vezes acima do recomendado entre criança de 2 a 4 anos de idade e até 9 vezes em mulheres em idade fértil .

Com informações de Jornal Nacional