You are currently viewing Conselheira do CRN-7 é homenageada na cerimônia em celebração aos 50 anos da Faculdade de Nutrição da UFPA

Conselheira do CRN-7 é homenageada na cerimônia em celebração aos 50 anos da Faculdade de Nutrição da UFPA

Na noite desta quarta-feira, 31 de maio, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região teve a honra de ser convidado a participar das celebrações aos 50 anos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (Fanut/UFPA).  A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus Básico do Guamá, ocasião em que a nutricionista Rahilda Tuma, conselheira efetiva do CRN-7, representou a presidente Yonah Figueira na cerimônia e foi também homenageada por seu distinto trabalho como docente da Fanut/UFPA.

“É com grata satisfação que em nome da Presidente do CRN-7, gestão Unir e Fortalecer, Dra. Yonah Figueira, agradeço a honra do convite para participar desta importante cerimônia. Podemos afirmar que atualmente o corpo docente e discente da FANUT se encontra em plena sintonia com a legislação emanada pelo Sistema CFN/CRN, particularmente no que diz respeito à questão das Especialidades do Nutricionista, ao processo de construção das novas diretrizes curriculares para os cursos de nutrição e ao acompanhamento de todas as lutas travadas pelo Sistema em prol da consolidação e ampliação das áreas de atuação do Nutricionista no Brasil”, delcarou Rahilda Tuma em sua fala no evento, citando ainda a parceria bem sucedida entre Conselho e Faculdade por meio do “Projeto Formado e Habilitado Já”, que permite ao graduando receber a carteira de habilitação profissional no ato da sua formatura. “Isso tem sido considerado como grande avanço da  Nutrição dentre os cursos da área da saúde”, destacou.

A nutricionista Rahilda Tuma também foi convidada a representar os professores aposentados da instituição, discursando sobre seu trabalho como docente universitária que começou em 1992, após ser aprovada no 1º concurso público de provas e títulos realizado da história da FANUT/UFPA. “[A Faculdade de Nutrição] me permitiu ministrar 13 diferentes disciplinas (…) Me permitiu ainda orientar 44 TCC e 11 TCE, o que significou um contato muito próximo com colegas professores e cerca de 100 alunos. E em troca eles me ajudaram a apresentar 195 resumos em eventos, a escrever 14 artigos em periódicos, 10 livros e capítulos de livros, 38 textos em jornais e revistas. (…) Participei de 74 bancas de TCC, 10 bancas de TCE, 11 bancas de concursos e PSS, muito aprendizado. Recebi toda sorte de homenagens, como nome de turma, patrona, patronesse, paraninfa, professora homenageada, etc, mais do que eu podia imaginar. (…) Por tudo isso, muito obrigada à FANUT e a todos aqueles que me ajudaram a ser um tijolinho na construção dessa linda história”, agradeceu a Professora Rahilda.

Criada no começo dos anos 70, a Faculdade de Nutrição da UFPA foi pioneira na oferta do curso na Região Norte do país. Sua fundação fez parte da política desenvolvimentista do governo federal da época, que necessitava de profissionais capacitados para expandir a prestação de serviços técnicos em alimentação e nutrição. Ao longo de sua trajetória, a Fanut já formou mais de 1.500 nutricionistas e pesquisadores da nutrição e apresenta 400 alunos matriculados em média. Atualmente, o corpo docente apresenta 90% de profissionais com a titulação de doutores e incentiva seus professores e alunos na produção e publicação de artigos, livros e materiais técnicos, fruto de projetos de pesquisa, ensino e extensão, sendo referência na produção científica sobre nutrição, com nota 4 do Ministério da Educação (MEC).