You are currently viewing Trabalho de nutricionista e de delegada eleita do CRN-7 em Manaus (AM) foi destaque no II Congresso Internacional de Alimentação Escolar

Trabalho de nutricionista e de delegada eleita do CRN-7 em Manaus (AM) foi destaque no II Congresso Internacional de Alimentação Escolar

Mais uma experiência exitosa de nutricionistas da Região Norte foi publicada na lista de Melhores Relatos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O trabalho “A cultura da mandioca: protagonismo estudantil em projetos interdisciplinares”, desenvolvido pelas nutricionistas Dheysse Araújo de Lima (nova delegada do CRN-7 em Manaus) e Andreza Juliana de Lima Santos na Escola Estadual Professor Benício Leão, em Manaus, capital do Amazonas, foi inscrito no eixo “Promoção da alimentação adequada e saudável: professores(as) em ação!” e foi apresentado em cerimônia especial na última terça-feira (23), durante a abertura do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, em Brasília – DF. Dos 20 trabalhos premiados e publicados pelo FNDE nesta edição, apenas quatro foram apresentados no evento, sendo um deles o desenvolvido pelas profissionais de Manaus.

No projeto, Dheysse e Andreza mostraram a importância da mandioca para a alimentação do Amazonas e da Amazônia como um todo. O trabalho explica que, em Manaus, a mandioca é incluída na alimentação escolar, seja em sua forma cozida ou em forma de farinha amarela ou farinha de tapioca. Servida juntamente com o açaí ou com as preparações salgadas, a farinha de tapioca e a farinha amarela são complementos das refeições incluídas no cardápio da alimentação escolar regionalizada das escolas do ensino fundamental e médio do estado do Amazonas, como previsto nas Diretrizes da Alimentação Escolar, no Art. 2º da Lei nº 11.947/2009, o qual preconiza que o emprego da alimentação saudável e adequada compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.

O tema foi desenvolvido na Escola Estadual Professor Benicio Leão, da Coordenadoria Distrital de Educação 02 da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-AM), e foi organizado pela professora Zilda Andrade Ribeiro, com o auxílio da pedagoga Raimunda Nonata Brígida, sob supervisão da gestora Luciele Oliveira da Silva. A atividade foi executada pelos alunos da turma do 5º ano 1. Os objetivos da ação foram apresentar a mandioca, o benefício do seu consumo, as preparações que podem ser feitas com ela e curiosidades, que incluiu a lenda amazônica sobre a origem da mandioca, sensibilizando os estudantes, desde pequenos, para o importante papel desse alimento no âmbito nutricional, bem como na cultura da região norte.

A atividade foi organizada de modo que o espaço físico, no caso, uma sala de aula, funcionasse como um ambiente de visitação das outras turmas da escola, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa. A turma encarregada pelo desenvolvimento da atividade foi dividida em cinco equipes, responsáveis por: painel, apresentação dos slides (multiplicadores de conteúdo), mesa de exposição com produtos à base da mandioca, recepção das turmas que participaram como público ouvinte e transferência dos alunos entre as salas de aula e a sala da atividade.

“Pensamos em um fruto que representasse a Região Amazônica, o Amazonas, o Estado, e também a agricultura familiar e a alimentação escolar. A mandioca representa tudo isso, é produzida aqui e fornecida a nós pelo agricultor familiar, e queríamos que os alunos experimentassem o processo, vendo o produto in natura e seus derivados, e o mais legal é que foram os alunos mesmos que desenvolveram as atividades”, disse Dheysse Araújo “Nós ficamos muito felizes por todo Brasil ter acesso a esse trabalho. Foi maravilhoso apresentar em um Congresso Internacional, para gente do Brasil, América Latina, Caribe, sendo transmitido para o mundo pelo YouTube, e levar nossa cultura alimentar e a educação nutricional feita no Amazonas. Os nutricionistas do Estado vieram me procurar para falar que sentiram muito representados”, celebrou a Delegada do CRN-7.