You are currently viewing Trabalho de nutricionistas e professores de Parauapebas (PA) é premiado na 4ª Jornada de Educação e Alimentação Escolar, em Brasília (DF)

Trabalho de nutricionistas e professores de Parauapebas (PA) é premiado na 4ª Jornada de Educação e Alimentação Escolar, em Brasília (DF)

Durante a abertura do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, que ocorreu na última terça-feira, 23, foram apresentadas e premiadas as 20 melhores experiências brasileiras de educação alimentar e nutricional que fizeram parte da 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, iniciativa promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A premiação foi dividida em quatro temas e os melhores relatos foram chamados no palco do auditório do Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, e receberam certificados. Nesta edição, uma das temáticas foi “Promoção da alimentação adequada e saudável: professores(as) em ação!”, e uma das experiências condecoradas foi a da Escola Municipal de Educação Infantil Leide Maria Torres Ferreira, em Parauapebas, no sudeste paraense, trabalho admirável desenvolvido pelos professores e a nutricionistas do Quadro Técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é parauapebas1.png

Por meio de uma série de ações, a equipe da Escola de Parauapebas mostrou às crianças e aos familiares os perigos do consumo de alimentos ultraprocessados e proporcionou mais conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das crianças nos aspectos biológico, social e psicológico. As docentes trabalharam em rodas de conversa com as crianças usando estratégias com caixas surpresas para apresentar as frutas e os seus benefícios. Ministraram aulas com alimentos ultraprocessados, processados, minimamente processados e in natura, utilizando o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014). Prepararam receitas como vitaminas de frutas, produção de tapioquinha, broas com fubá de milho, cookie com frutas naturais, e ampliaram a receita do arroz de cuxá, permitindo novas experiências alimentares para os alunos. O tema foi encerrado com exposição de uma mesa com os alimentos que devem ser consumidos com moderação, os que precisam ser evitados, os que podem ser consumidos sem restrição e com uma palestra de orientação aos pais, ministrada pelas nutricionistas do Quadro Técnico.

Elisangela Cristina Martins da Silva foi citada na publicação do FNDE como nutricionista de Parauapebas que acompanhou o trabalho desenvolvido na escola. Além de Elisângela, as nutricionistas Taiana Souza Sena Ferreira, Ana Cléa Bezerra Santos e Ercília Carvalho Gomes (Responsável Técnica à época da ações), também contribuíram para o desenvolvimento do trabalho premiado e estiveram presentes na cerimônia. A equipe foi dirigida pela coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Ana Cristina Souza.

“O projeto se deu por meio de palestras com os educadores, crianças e a comunidade escolar. As professoras realizaram experiências com as crianças como rodas de conversas, realização de receitas culinárias, musicalização, contação de histórias, dramatizações e a culminância com exposições de stands, onde a comunidade escolar pôde degustar deliciosas receitas feitas pelas crianças e professoras. Ressalto ainda, que a equipe de Nutricionistas da Rede Municipal de Educação de Parauapebas, capacitou a equipe Escolar e esta capacitação fomentou essas ações no âmbito escolar. A Escola trabalha a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional desde 2018, com êxito – temos 3 selos e agora fazemos parte do livro do FNDE”, celebrou Edna Maria Souza Gomes Neves, que trabalhou como gestora da escola e recebeu a certificação em Brasília.

“Nosso trabalho principal foi capacitar os professores, dar um treinamento, tudo com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, para que eles depois pudessem mostrar para as crianças. No dia do evento aberto, nós nutricionistas fizemos também uma palestra para os pais desses alunos sobre alimentação saudável”, disse a nutricionista Elisangela Silva, emocionada com o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Quadro Técnico. “Recebemos o prêmio das mãos do Ministro da Educação [Camilo Santana]. Isso foi a realização de um sonho, uma conquista muito grande, pois mostra a importância do nutricionista em uma Secretaria de Educação para garantir a qualidade da alimentação ofertada aos alunos”, encerra.