You are currently viewing Nutricionistas de Pimenta Bueno e Buritis (RO) resgatam tradições alimentares e são premiadas na 4ª Jornada de Educação e Alimentação Escolar

Nutricionistas de Pimenta Bueno e Buritis (RO) resgatam tradições alimentares e são premiadas na 4ª Jornada de Educação e Alimentação Escolar

Dois projetos desenvolvidos por nutricionistas que trabalham no Estado de Rondônia foram premiados na 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, iniciativa promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta edição, a premiação foi dividida em quatro temas e os melhores relatos foram chamados no palco do auditório do Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, na última terça-feira, 23, e receberam certificados. Ambos os projetos vencedores de Rondônia foram do eixo  “Resgate de tradições alimentares da família”, sendo um foi o trabalho “Provando o tempero da Vovó”, desenvolvido na E.M.E.I.E.F. Assunta Maria Gianini Favaleça, em Pimenta Bueno; e o outro o “Receitas com Amor”, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Alves de Souza, no município de Buritis. As nutricionistas receberam o certificado de premiação durante a abertura do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar.


Em Pimenta Bueno, Leste Rondoniense, os professores trabalharam por turma e de forma interdisciplinar. Os alunos pesquisaram, leram e escreveram receitas antigas das tradições alimentares de suas famílias e, após relatos conjuntos em sala, decidiram quais receitas seriam colocadas em prática. Cada professor escolheu a ação didática que permitiria um melhor entendimento e aprendizagem de seus alunos. Em um dia previamente agendado, todas as turmas participaram do momento de degustação dos alimentos preparados. Foi feita uma partilha no refeitório da escola com a presença dos pais, alunos, professores, gestores e da nutricionista da secretaria municipal de educação. As mães presentes falaram um pouco sobre a cultura alimentar de suas famílias. Esse momento foi muito importante para que os alunos conhecessem um pouco sobre hábitos alimentares antigos. 

“A gente levou a proposta para os coordenadores, e cada professor dentro dessa linha escolheu quais temas seriam trabalhados. Os alimentos foram preparados pelos alunos com ajuda de suas famílias, reproduzindo a cultura alimentar de seus pais, dos avós. Na ação no refeitório, três mães falaram sobre como era esse hábito alimentar na infância delas, e foi um momento de muita emoção, de relembrar e dividir”, destacou a nutricionista Rosineia Landim, Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Pimenta Bueno. “Para mim, é uma alegria muito grande ver meu trabalho sendo reconhecido, pois isso estimula e motiva os profissionais do município”, disse a nutricionista.


Já em Buritis, município da região do Madeira-Guaporé, quem inscreveu o projeto foi a nutricionista do quadro técnico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Buritis (SEMECE), Damaris Silva Mercado. A atividade teve como público-alvo 26 alunos do 4º ano, matutino, da modalidade presencial, pertencentes à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Alves de Souza, na zona rural do município. A ação foi planejada com os seguintes objetivos: resgatar as tradições e culturas familiares e o prazer da alimentação com a comida de verdade; conscientizar que comida boa é comida de verdade; e envolver o lado afetivo das crianças, visto que por trás de cada receita sempre existe uma história.


A nutricionista responsável entrou em contato com a professora para explicar como seria a atividade e se ela estaria interessada em participar. Como a resposta da professora foi positiva, foi criado um grupo no WhatsApp com todos os pais dos alunos da turma escolhida. Os pais enviaram vídeos feitos junto com seus filhos, explicando a receita e enviaram imagens da preparação. No dia 20 de outubro de 2022, um aluno por vez foi até a frente da turma para apresentar a receita e contar um pouco da cultura da família. “Nesse momento, fiquei muito emocionada com a história de uma aluna chamada Maria. Ela leu a receita de um bolo de fubá para a turma e finalizou com a seguinte frase: ‘Agora só restam lembranças daminha avó! Quando como bolo de fubá, me faz lembrar ela’. Essa aluna terminou a apresentação com lágrimas nos olhos”, conta, emocionada, a nutricionista Damaris Mercado.

“No final, houve a degustação e todos puderam provar e conhecer a cultura alimentar do colega. Para mim, ser premiada por esse trabalho me traz muito orgulho. Ser reconhecida  pelo meu trabalho e receber o prêmio das mãos do Ministro da Educação [Camilo Santana] traz um sentimento de gratidão, e reforça que nós, nutricionistas, somos muito importantes para a promoção da alimentação saudável nas escolas”, encerra.

Para a realização da ação, Damaris destaca que teve o apoio de diversos profissionais da Semece, sendo eles: o Coordenador Municipal do Programa de Alimentação Escolar, Alecsandro Farias da Silva, que atuou na liberação do automóvel para a locomoção dos participantes; todas as Nutricionistas do município, sendo uma responsável técnica (RT) e duas para apoiar as atividades o gestor auxiliar da escola, Egly da Costa Freitas, e a professora Cleite Ribeiro Reatti Mandu, que contribuiu para realização da atividade.