You are currently viewing Roda de Conversa com os Técnicos em Nutrição e Dietética representa um marco para a profissão em Manaus

Roda de Conversa com os Técnicos em Nutrição e Dietética representa um marco para a profissão em Manaus

No dia 26 de abril, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região – CRN-7, realizou o evento: “Roda de Conversa com os Técnicos em Nutrição e Dietética – TND”, em Manaus, capital do Amazonas. A programação teve como objetivo proporcionar um momento para socialização de experiências profissionais, onde os participantes possam expressar suas dificuldades e trocar experiências, possibilitando um melhor enfrentamento das situações que envolvem a atuação profissional do TND. Ao todo, 47 estudantes e 28 profissionais da área participaram da programação, realizada no Teatro da Unidade 06 da UNINORTE.

Hellene Souza, Coordenadora do Setor de Fiscalização e a conselheira efetiva Rahilda Tuma saíram da Sede do CRN-7 em Belém para organizar o evento, contando com o apoio da Delegacia de Manaus. O Conselheiro Efetivo Maurício Novaes, o Assistente Administrativo Diney Bezerra, as Nutricionistas Fiscais Rayla Silvestre e Maria Lima e a delegada Daíse Cunha foram essenciais para que o Fórum fosse realizado de forma bem sucedida na capital amazonense.

“A Roda de Conversa em Manaus pôde promover para os profissionais, discentes e representantes das instituições de ensino técnico, uma maior aproximação e interação com o CRN-7”, destacou a fiscal Rayla Silvestre, que também palestrou ao público. “O encontro proporcionou a orientação do exercício profissional por meio do Código de Ética, o conhecimento das áreas de atuação e atividades que os TNDs podem atuar. Realizamos uma dinâmica para a fixação do conteúdo abordado, apresentação de vídeos, apresentação de aplicativos sobre alimentação e nutrição e outras atividades. No decorrer e no término do encontro recebemos vários feedbacks positivos dos participantes quanto às palestras ministradas, os temas e dinâmicas realizadas, e percebemos o quão importante foi esse momento para os profissionais, discentes e para a equipe do CRN-7”, celebrou.

Entre os destaques, a organização ressalta que houve participação de profissionais inclusive de São Gabriel da Cachoeira, município localizado na fronteira com a Colômbia e Venezuela, no extremo noroeste do Brasil.

“Para nós, enquanto Delegacia de Manaus, e como profissionais nutricionistas que já trabalharam com Técnicos em Nutrição e Dietética aqui, nós vemos que é um evento que deve acontecer pelo menos uma vez ao ano, e também deve ser levado pro interior do Estado, e para Roraima também”, pontuou a Delegada do CRN-7 em Manaus, Daíse Cunha. “Houve muita participação, muitas perguntas, muitos questionamentos dos TNDs, então, eles estavam muito interessados, gostaram bastante. É um marco inovador da nossa Gestão Unir e Fortalecer – é um diferencial que mostra que viemos realmente para fortalecer a categoria da Nutrição”, encerrou a representante do CRN-7 no Amazonas.

PARCERIAS

Antes e depois do dia do evento com os TNDs, o CRN-7 também aproveitou para se reunir com representantes das seguintes instituições locais: Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (CECANE/UFAM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Departamento de Vigilância Sanitária (DVISA-AM), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sindicato de Nutricionistas do Amazonas, além de visitas fiscais ao hospital Santa Júlia e a uma Escola Comunitária de Nutrição.

Segundo Hellene Souza, a reunião com a vigilância sanitária foi importantíssima, pois houve a proposição de parcerias para a exigência de contratação de nutricionistas RT (responsáveis técnicos) nas cozinhas industriais da cidade de Manaus.

“Em todos esses locais, nós explicamos a missão do Conselho e foram solicitadas parcerias no sentido de fortalecer as ações que tenham em comum a promoção da alimentação saudável e segura para toda população”, explicou a conselheira Rahilda Tuma.