You are currently viewing “I Fórum de Ética” do CRN-7 reúne mais de 100 discentes de Nutrição em Manaus (AM)

“I Fórum de Ética” do CRN-7 reúne mais de 100 discentes de Nutrição em Manaus (AM)

Na última quinta-feira, dia 23 de março, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) realizou o “I FÓRUM DE ÉTICA: FORMAÇÃO E COMPORTAMENTO ÉTICO DOS ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO DA REGIÃO NORTE”, evento que inaugurou uma nova fase para o Setor de Ética da autarquia. Realizado em Manaus, capital do Amazonas, no Teatro da Faculdade UNINORTE, o evento foi considerado um sucesso, tanto pela organização quanto pelos docentes e estudantes de Graduação em Nutrição que se fizeram presentes.

Com cunho reflexivo, educativo e orientador, o Fórum teve como cerne divulgar aos docentes e discentes a “Cartilha de Casos Éticos Comentados” editada pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), para uma reflexão ampla sobre a formação e a prática na Nutrição. Ao todo, 111 acadêmicos participaram desse importante momento de formação.

Tayana Aleixo, Coordenadora da Comissão de Ética; Lylis Nunes, Coordenadora do Setor de Ética; e Luciana Silva, Assistente de Coordenação do Setor de Ética, saíram da Sede do CRN-7 em Belém para organizar o primeiro grande evento do Setor, contando com o apoio da Delegacia de Manaus. O Conselheiro Efetivo Maurício Novaes, o Assistente Administrativo Diney Bezerra, as Nutricionistas Fiscais Rayla Silvestre e Maria Lima, a delegada Daíse Cunha e a colaboradora do CFN Adele da Mata foram essenciais para que o Fórum fosse realizado de forma bem sucedida na capital amazonense.

A presidente do CRN-7, Yonah Figueira, abriu o evento com uma fala gravada em vídeo, dando boas-vindas aos presentes e desejando um momento de muita aprendizagem e conhecimento. A mesa de abertura contou com os coordenadores das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras: Gláucia Freire da Silva, da Estácio; Ana Rita Gaia Machado, da Fametro; Lívia Araújo Queiroz Alencar, da Uninorte; e o conselheiro Maurício Novaes, representando a coordenação da Universidade Nilton Lins.

Além da apresentação da Cartilha “Casos Éticos Comentados” e da palestra “Formação e Comportamento Ético dos Acadêmicos de Nutrição da Região Norte”, o Fórum também contou com dinâmicas, como um game com perguntas foi sobre o que apresentado, e uma atividade em grupo para avaliar o evento.

Para a estudante Vanessa Matos, do Curso de Graduação em Nutrição da Uninorte, o evento foi muito proveitoso para sua formação ética e profissional. “Achei maravilhoso e esclarecedor. Queria reforçar a importância para nós, como alunos, saber o que nos cabe; não somente para nós, mas também para orientarmos um colega que possa estar equivocado, querendo seguir por um caminho errado. É importante mostrar que há um conselho e há essa supervisão”, ressaltou

A conselheira Tayana Aleixo também foi categórica ao dizer que esse encontro com os estudantes foi o primeiro passo necessário para que esse tipo de evento seja realizado regularmente e em todos os estados da jurisdição do CRN-7. “Foi um evento super proveitoso! Tivemos um bom retorno dos acadêmicos e dos docentes, de agora, vamos nos preparar para os próximos fóruns!”, encerrou a Coordenadora da Comissão de Ética.