You are currently viewing CRN-7 participa de criação do Fórum dos Conselhos Profissionais do Pará

CRN-7 participa de criação do Fórum dos Conselhos Profissionais do Pará

Na última segunda-feira, 20, o Coordenador Contábil e Financeiro do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), Paulo Nazareno, esteve presente em uma reunião realizada na sede do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), em Belém. No encontro, o contador conversou com representantes de outros conselhos profissionais para promover a troca de experiências na gestão, com o objetivo de aprimorar os processos internos e elaborar novas ações em defesa dos interesses dos profissionais registrados.

O convite foi extensivo a todos os órgãos de classe do Pará, e o principal assunto debatido foi a criação do Fórum Regional dos Conselhos Profissionais sediados no Estado, com o objetivo de fortalecer as reivindicações conjuntas que deverão ser feitas por todos os Conselhos, quando da divergência de normativos que digam respeito às profissões.

Após um rico debate e deliberação de vários assuntos, assim ficou constituída a mesa diretora do Fórum para o período 20/03/2023 a 31/12/2024: Ian Blois, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), como Presidente; Fábio Lúcio Costa (CRA-PA), como Vice-Presidente e Pablo Damasceno Reis do Conselho Regional de Economia (CORECOM PA-AP), como Secretário.

“Em consonância com o fórum dos conselhos de classe à nível nacional, no Pará, vimos a necessidade de ter uma organização de todos os órgãos de classe profissional para que pudéssemos discutir políticas públicas e, principalmente, ter uma cooperação técnica e corroborando entre todos os conselhos com as melhores praticas adotadas em cada Regional”, ressaltou o presidente do CRC-PA, Ian Blois.

“A aproximação dos conselhos profissionais foi a principal pauta do encontro, assim como as reivindicações parlamentares em prol das categorias profissionais”, diz Paulo Nazareno. “Fiquei feliz em relatar a experiência do CRN-7 na busca pela articulação política e o sucesso que estamos tendo nessa pauta, por conta do esforço de todos os envolvidos”, comenta o coordenador do CRN-7. Segundo Paulo, outro assunto debatido foi o alinhamento de estratégias para a total anulação do PL 3081/2022, Projeto de Lei que propunha desregulamentar diversas profissões e atividades.

Além de Paulo Nazareno e dos membros da mesa diretora, o encontro contou com as participações do Diretor-Secretário do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Pará (CORE-PA), Luiz Fernando de Souza Stein; a Gerente Executiva do CORECON PA-AP, Maria Goretti Sarmanho; e assessorando os trabalhos, o Superintendente do CRC-PA, Marcio Cordovil Ferreira. Por videoconferência participaram o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Pará (CRO-PA), Carlos Marcelo Folha e a Procuradora do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), Bárbara Feio, representando a presidente da entidade Adriana Falconeri.

Com informações do CRC-PA