You are currently viewing CRN-7 indica representantes para Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEANS) de Parauapebas (PA)

CRN-7 indica representantes para Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEANS) de Parauapebas (PA)

O CRN-7 apresenta as duas novas representantes indicadas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEANS) de Parauapebas (PA). São elas as nutricionistas Taiana Souza Sena Ferreira e Elisangela Cristina Martins da Silva.

Elisangela é graduada pela Universidade Federal do Pará, com a pós-graduação em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional pela Universidade Estácio, além de estar cursando a Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Pará. Em 2015, efetivou-se no Serviço Público como Nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Parauapebas, sendo Nutricionista Responsável Técnica. Atualmente, está no Quadro Técnico de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Parauapebas e assumiu em 2021 a Coordenação do Curso de Nutrição da Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Fadesa.

Já Taiana Sena é Responsável Técnica do PNAE, atuando no Departamento de Alimentação Escolar município de Parauapebas. Graduada pela UFPA e Pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela Universidade da Amazônia (UNAMA), ela também possui Graduação em Administração pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA).

O COMSEANS é uma instância de participação responsável pelo planejamento, avaliação, fiscalização e controle da execução de políticas, programas e ações que configurem o direito humano à segurança alimentar e nutricional como parte integrante do direito de cada cidadão.

Esse tipo de entidade assegura a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), trazendo vários benefícios à gestão pública, principalmente no tocante a repasses de recursos para a implementação da política de segurança alimentar e nutricional. Com o sistema também é possível verificar o impacto dos programas federais junto à população, a fim de promover cidadania, dignidade, saúde e mais qualidade de vida aos seus munícipes.

O CRN-7 destaca a importância de ter representantes da autarquia junto desses espaços de debate para proposições de políticas públicas referentes à alimentação, saúde, nutrição e segurança alimentar, cumprindo seu papel como órgão público de defesa dos interesses da sociedade.