You are currently viewing Delegada do CRN-7 em Manaus participa de intercâmbio no Mato Grosso do Sul em iniciativa do Ministério da Saúde

Delegada do CRN-7 em Manaus participa de intercâmbio no Mato Grosso do Sul em iniciativa do Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) recebeu na quinta (15) e sexta-feira (16), a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Daíse Cunha. A ida de Daíse, que também é delegada do CRN-7 em Manaus, ao Mato Grosso do Sul proporcionou troca de vivências e muito conhecimento.

Durante a visita, Daíse pode conversar com as equipes da Rede de Crônicas, Atenção Básica à Saúde e Alimentação e Nutrição da SES. Para a Gerente da Rede de Crônicas da SES, Michele Borsoi, o intercâmbio com o Estado do Amazonas possibilitou olhar diferentes realidades e ajuda a pensar em soluções mais criativas, pois algumas situações são redimensionadas quando se vê a realidade do outro.

“Nada mais é do que um reconhecimento do nosso empenho e de integralizar a nutrição como um todo. O Anderson pode ver o quanto é difícil fazer saúde no Amazonas, principalmente por conta da acessibilidade. Então fazer essa troca, ver a realidade do outro estado, ver o que conseguimos aplicar no nosso – cada um com suas peculiaridades – é muito importante. Escolhi vir para cá porque vamos começar a implantar a linha de cuidados da obesidade no nosso estado”, afirmou Daíse.

“Acho que vai fortalecer muito nosso processo de construção e implementação da linha de cuidados de sobrepeso e obesidade de Mato Grosso do Sul e abre portas para que a gente possa trocar ideias com outros estados que estão na mesma linha de raciocínio”, comenta Borsoi.

Para Daíse, essa troca de experiências foi muito positiva para ambos os estados e ressaltou que essas ações só beneficiam a população de uma maneira geral. “A união de saberes e a articulação que a Gerência de Alimentação e Nutrição conseguiu fazer para melhorar o atendimento da população no quesito de Vigilância Alimentar e Nutricional foi sensacional. Ver servidores públicos que não se contentam em fazer sempre a mesma coisa e que buscam formas de atualização para atender as necessidades de quem busca o SUS me emocionou”, elogia.

Outro projeto que chamou a atenção da nutricionista foi a nova plataforma lançada recentemente pela SES, o site Nutrição/MS, que tem como objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) colocando à disposição dos profissionais e da comunidade em geral, informações pertinentes a alimentação e nutrição para uma vida mais saudável.

“ A sacada desse site foi boa demais. Ter um site governamental para a Nutrição do Estado que pode agregar saúde, educação, assistência social, instâncias do controle social e demais parcerias com o tema nutrição foi ousado e inovador. Volto com a bagagem cheia, muito conhecimento e aprendizado para que no meu estado, Amazonas, possamos nos espelhar nesta experiência e estreitar laços com o governo em si, assim como com as nossas universidades”, finaliza.

Anteriormente, o nutricionista da SES, Anderson Holsbach, esteve em Manaus, Amazonas, no dia 12 de dezembro, para conhecer o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Saúde. A viagem foi um dos prêmios em razão da “V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS” fornecido pelo Ministério da Saúde na ocasião. “Nós ganhamos a mostra e escolhemos ir para o Amazonas conhecer a experiência da Daíse Cunha), que ganhou em outro eixo, e ela escolheu Mato Grosso do Sul para trocarmos ideias”.

Para Anderson, essa viagem foi uma imersão de conhecimento do processo de trabalho da Secretaria de Saúde do Amazonas, no cuidado em saúde com a população indígena, com a equipe itinerante. “Viajar para conhecer a experiência do Amazonas foi extremamente enriquecedora porque é assim que a gente conhece o processo de trabalho de outro território, de outra cultura”.

com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul