You are currently viewing CRN-7 marca presença no 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

CRN-7 marca presença no 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Nos dias de 3, 4 e 5 de novembro, o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), esteve presente no 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Aracaju, capital de Sergipe. Representando o CRN-7, estiveram presentes a vice-presidente Rahilda Tuma, a conselheira Keilla Sullivan e o assessor de comunicação Caio Oliveira.

Consolidado nos últimos anos como um dos maiores eventos regionais de saúde pública do Brasil, o congresso reuniu trabalhadores do SUS e gestores municipais para debater sobre as perspectivas de políticas de saúde para as suas cidades durante os três dias. Além do CRN-7, representando o Norte do Brasil, também estiveram presentes o CRN-5, CRN-6 e o CRN-11, todos do Nordeste, dividindo o estande do Sistema CRN/CFN, único Conselho Profissional presente no evento.

O destaque da participação fica para a distribuição do Guia de Bolso de Políticas Públicas de Inserção do Nutricionista, publicação que foi amplamente divulgada ao público presente. No estande do Sistema CRN/CFN, houve ainda a realização de um game virtual, que consistia na resposta de um quiz sobre o Guia de Bolso. Quem acertava as perguntas, ganhava um kit especial que incluía o livreto.

Além de atender os profissionais que se dirigiam ao nosso espaço, o CRN-7 fez questão de visitar os estandes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) dos estados de nossa jurisdição, garantindo o contato com os representantes e reforçando a importância da inserção do profissional nutricionista nas políticas públicas municipais.

Andrea Maia e Valquíria Waisman – Cosems/RR

Marlene Reis e Lorena Maia – Cosems PA

No estande do Cosems Roraima, a vice-presidente Rahilda Tuma conversou com a Superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Andrea Maia, e com a apoiadora Valquíria Waisman. No do Amazonas, a conversa foi com Moana Serravalle, apoiadora do Cosems daquele Estado. Mariana Uchôa e Ludmilla Maia, apoiadoras do Cosems Acre, também receberam o Guia de Bolso das mãos da vice-presidente do CRN-7, bem como a Secretária Municipal de Saúde de Monte Negro (RO), Alcione Baeta, que estava no estande do Cosems Rondônia. Por fim, Marlene Reis e Lorena Maia, apoiadoras do Cosems Pará, também receberam o CRN-7. O Amapá foi o único estado da jurisdição sem um estande no congresso. Dos 22 municípios do Acre, 20 estiveram presentes, e o Pará teve representantes de 25 dos seus municípios. Já Roraima teve 10 dos seus 15 municípios presentes, enquanto o Amazonas contou com 50 municípios.

Moana Serravalle – Cosems/AM

Ainda durante o evento, o estande foi visitado por Kim Mansur, Secretário Municipal de Saúde de Vilhena, em Rondônia, que lembrou do trabalho feito recentemente pela Delegacia de Porto Velho em se município e agradeceu as solicitações referentes à adequação de quadro técnico feitas pela fiscal Sabrina Alves.

Kim Mansur, Secretário Municipal de Saúde de Vilhena, em Rondônia

Mariana Uchôa e Ludmilla Maia – Cosems/AC

“Este evento é muito interessante para todos os Estados da nossa região. Estamos muito felizes que nossa expectativa de público no estande foi superada. Tivemos a presença de gestores, secretários municipais de saúde, nutricionistas, coordenadores municipais. Colocamos nossos games também, e foi algo que teve muita adesão. É muito importante essa estreia do CRN-7 neste Congresso, marcando nossa presença”, destacou a vice-presidente Rahilda Tuma.

Alcione Baeta – Secretária Municipal de Saúde de Monte Negro (RO)

Homenagem

A cerimônia de abertura do 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde foi marcada com uma emocionante homenagem póstuma a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), ngela Maria Pessoa de Oliveira, que faleceu no dia 21 de outubro deste ano. A homenagem foi feita pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, em nome de todos os Cosems do Brasil. Vestida com uma camisa estampada com a foto de Ângela, Stela falou sobre a importância da homenageada na luta em defesa do SUS. Uma camisa igual foi entregue ao presidente do Cosems/PA, também vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Charles Tocantins, esposo de ngela.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do presidente do Conasems, Wilames Freire, e demais presidentes dos Cosems do Brasil, dentre outras autoridades.