You are currently viewing CRN-7 capacita nutricionistas responsáveis técnicos de supermercados da Região Metropolitana de Belém

CRN-7 capacita nutricionistas responsáveis técnicos de supermercados da Região Metropolitana de Belém

Nos dias 28 e 29 de setembro, o CRN-7 promoveu um treinamento para os nutricionistas responsáveis técnicos (RT) que atuam nos supermercados da Região Metropolitana de Belém. Com o nome “Capacitação Técnica de Controle e Qualidade de Alimentos Sob a Responsabilidade Técnica dos Nutricionistas em Supermercados”, o evento foi uma iniciativa da Coordenação Técnica do CRN-7, em parceria com o Setor de Fiscalização, e foi realizado no auditório do Supermercado Formosa do Umarizal, em Belém, que apoiou o projeto.

Segundo Hellene Souza, coordenadora do Setor de Fiscalização do CRN-7, o evento surgiu de uma demanda do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que vem intensificando o trabalho de fiscalização junto aos supermercados.  “Primeiro, tivemos uma reunião com a Promotora de Justiça do Consumidor, Regiane Ozanan. Nessa reunião, participaram vários conselhos envolvidos na área de alimentos: Medicina Veterinária, Nutrição, Química, Engenharia de Alimentos, entre outros, para tratar sobre o controle de qualidade nos supermercados, pois o MP está com processos para averiguar várias denúncias referentes a má qualidade em alguns estabelecimentos; por isso, eles pediram a ajuda dos conselhos profissionais, para fiscalizar”, explica Hellene.

A partir dessa reunião com a promotoria, o Setor de Fiscalização do CRN-7 levantou quem eram os nutricionistas responsáveis técnicos que solicitaram assunção no Conselho, e realizou uma série de visitas nas últimas semanas. “Levantamos 66 supermercados da Região Metropolitana de Belém, e por vários dias, os fiscais elaboraram o cronograma e realizaram as visitas, para saber se havia nutricionista mesmo. Eles aplicaram um checklist de controle de qualidade e também pediram algumas correções em alguns estabelecimentos, como algumas adequações estruturais, pois isso também influencia na qualidade e no trabalho dos nutricionistas. Só a partir daí, elaboramos o treinamento, que foi uma ideia da Lylis Nunes, da Coordenação Técnica, em parceria com o Setor de Fiscalização’, conta Hellene Souza. “As nutricionistas adoraram todas essas ações: tanto as visitas dos fiscais, onde eles se sentiram acolhidos, quanto o treinamento. Foram muitos elogios, uma ótima participação”, celebra.

A nutricionista Rosa Beatriz Monteiro, que também é professora universitária, foi quem ministrou o curso nos dois dias. O conteúdo programático foi: Conceitos e aplicações de responsabilidade técnica; Legislação em serviços de alimentação; Aplicação da Gestão de qualidade em serviços de alimentação; Controle de qualidade; e Ferramentas de controle de qualidade. “O curso visa a melhorar a atuação desse profissional dentro dessa área, que cresce cada vez mais, e reforçar a importância da atuação desse profissional. Então, falamos da qualidade do serviço, da importância do responsável técnico à frente dessa preocupação com a qualidade, como atingir essa qualidade, tudo como forma de atualizar o profissional e capacitá-lo ao mesmo tempo, para atuar com excelência dentro dessa área”, disse a facilitadora.

Para Sinthia Souza, nutricionista RT do grupo Assaí, o evento foi uma oportunidade única para ela e suas colegas. “Achei uma iniciativa muito proveitosa pros nutricionistas, porque a gente nunca teve um evento sobre isso, para apoiar, tirar dúvida, incentivar. E os responsáveis técnicos precisavam desse evento, pois a gente consegue atuar melhor em nosso trabalho assim, para evitar certos contratempos”, comemorou.