You are currently viewing CRN-7 realiza seu primeiro Seminário Regional da Fiscalização

CRN-7 realiza seu primeiro Seminário Regional da Fiscalização

  • Post author:
  • Post category:Eventos

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, o CRN-7 realizou o seu I Seminário Regional da Fiscalização. Nos três dias do evento, realizado em formato híbrido – presencial e online – foram realizados momentos para compartilhamento de experiências, capacitação sobre políticas públicas e intercâmbio de conhecimento, com participações de entidades governamentais e de outros órgãos de fiscalização do sistema CFN/CFN.

“Nosso objetivo aqui foi capacitar os fiscais, integrar a equipe”, explica Hellene Souza, Coordenadora do Setor de Fiscalização do CRN-7. “Cada um fez as propostas dos temas a serem tratados, dentro das dificuldades que identificam em seu trabalho diário, e nós montamos a programação”, conta sobre o processo de elaboração do evento.

Segundo Hellene, uma das maiores dificuldades apresentadas pelos nutricionistas fiscais estava em conhecer os projetos e políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, e para atender essa demanda, foi ministrada uma palestra pela vice-presidente Rahilda Tuma, no primeiro dia do evento. A fala de Rahilda abriu o seminário, logo após a mensagem de boas-vindas da presidente Yonah Figueira.

“A gente conhece muito as áreas de Nutrição Clínica, muito a área de Alimentação Coletiva, que são as duas maiores áreas de atuação do nutricionista, mas na Saúde Coletiva ainda havia algumas dúvidas sobre as políticas, quais são os programas, quais as políticas que os nutricionistas podem atuar e devem ser fiscalizadas”, disse Hellene.

No segundo dia, houve a palestra “Experiências Exitosas na Fiscalização”, ministrada remotamente pelo presidente do CRN-6 – Samuel Paulino Rodrigues. “O CRN-6 apresentou suas experiências, e nós queríamos conhecer mais sobre como eles desenvolvem seus trabalhos, pois eles são bem arrojados na fiscalização”, comemora a Coordenadora da fiscalização do CRN-7. Ainda no dia 11, a conselheira Keilla Sulivan, da Comissão de Comunicação, teve uma fala com o tema “Orientações para Lives e Vídeos Para Redes Sociais”.

Por fim, no último dia, a Técnica em Nutrição e Dietética, mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido no CRN-7 em 2022 com a palestra “Novos Fluxos e Monitoramentos da Fiscalização”. Para encerrar, foi a vez de nutricionistas representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – Seaster terem um momento para falar de suas atribuições.

960b8676-6463-4e7b-a2fa-d8814e24943c.jpg

“Neste último dia, os fiscais compartilharam suas experiências: os resultados de seu trabalho, as dificuldades (sobretudo de transporte e deslocamento), dificuldades administrativas. Foi um bom momento para o próprio conselho e Comissão de Fiscalização conhecerem mais da atividade dos fiscais, de como nosso trabalho também é interno, e há muita preparação e planejamento antes de uma visita e também depois, lançando tudo no sistema, monitorando prazos, etc”, destacou Hellen Souza.

Para o nutricionista fiscal Roberto Pinon, este primeiro seminário foi um momento único, bastante benéfico para o Conselho. “Foi uma oportunidade para a Comissão de Fiscalização, da Diretoria, ouvirem um pouco da realidade do fiscal. Vimos que houve até certa surpresa com nossas atividades e dificuldades, e é bom termos esse momento de diálogo aberto. O trabalho do fiscal é amplo, volumoso. E foi bom ver também o trabalho dos demais fiscais do CRN-7 e do CRN-6. Eles deram muitas boas indicações para facilitar nosso trabalho e tornar mais ágil os processos”, encerrou.