You are currently viewing Fiscais do CRN-7 realizam diversas ações no mês de junho

Fiscais do CRN-7 realizam diversas ações no mês de junho

No mês de junho, os fiscais da Sede de Belém e das Delegacias de Manaus e Porto Velho do CRN-7 realizaram uma série de visitas em três Estados da jurisdição: Pará, Roraima e Rondônia.

  • No começo do mês, a fiscal Sabrina Alves, lotada na delegacia de Porto Velho, realizou uma visita técnica com apresentação das atribuições do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Secretaria Municipal de Educação de Espigão do Oeste, em Rondônia os membros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Secretaria de Educação e direção administrativa.
  • Na mesma semana, a ação fiscal foi realizada na Faculdade Claretiano de Boa Vista (RR). Em reunião com a Coordenadora do curso de Nutrição, Lusyanny Parente, a fiscal Rayla Silvestre, da Delegacia de Manaus, apresentou o “Projeto Profissional Formado e Habilitado Já”, assim como solicitou a relação nominal do corpo docente de nutricionistas da Instituição de Ensino Superior, a relação das disciplinas ministradas por estes profissionais, a regularidade técnica do quadro e, ainda, a formalização da responsabilidade técnica da Coordenadora.
  • A nutricionista fiscal Rayla também esteve no Centro de Educação e Técnica Especializada de Roraima (Ceterr) de Boa Vista, em reunião com a Diretora Geral, Ana Lapóla, que informou que o curso técnico em nutrição e dietética é coordenado por nutricionista. Mediante o exposto, foi solicitada a formalização da responsabilidade técnica da Coordenação do curso técnico.
  • Do mesmo modo, Rayla Silvestre também esteve na Faculdade Estácio de Boa Vista (RR), em reunião com a Coordenadora do curso de Nutrição, Flávia Tavares.
  • No dia 08, a fiscal Jessyca Pena, da sede de Belém, foi em visita técnica até a Secretaria de Assistência Social de Marabá (PA), onde entregou uma Nota Técnica com recomendações para a Secretária Adjunta.
  • Também foi feita uma visita fiscal ao Hospital Municipal de Marabá, para Monitoramento do Nutricionista RT e QT e suas competências na área de Nutrição Clínica.
  • Na mesma semana, a fiscal Sabrina Alves fez uma Visita Técnica ao Hospital Municipal Angelina Georgetti, em Espigão do Oeste (RO), juntamente com a Nutricionista da Atenção Básica que presta serviço de visitas esporádicas no local, da Secretaria de Saúde do município. Foi constatado Inexistência de Nutricionista no quadro de funcionários do Hospital, sendo solicitado contratação.
  • O fiscal Roberto Pinon fez uma visita à Secretaria de Educação de Marabá, onde foi realizado Roteiro de Visita Técnica (RVT) em alimentação escolar e as solicitações necessárias. Também foi feita uma visita fiscal ao Banco de Leite e lactato do Hospital Materno Infantil de Marabá, para verificação do serviço.
  • Em Itupiranga (PA), Roberto Pinon visitou a Secretaria de Educação e a UBS Beira Rio, onde foi realizado RVT em alimentação escolar e as solicitações necessárias.
  • De volta a Rondônia, Sabrina Alves esteve na Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS de Espigão do Oeste, realizando entrega da Nota Técnica e Ofício, bem como conscientizando sobre a inserção do Nutricionista nas Políticas e Programas da Instituição.

-Também foi feita uma reunião com o Prefeito Weliton Pereira, do Município de Espigão do Oeste, expondo o panorama situacional referente à assistência nutricional constatada pelo CRN-7 no município. Na oportunidade foi oficializado a solicitação de alteração da Lei que organiza a estrutura administrativa da Prefeitura, na qual prevê somente uma vaga de nutricionista na saúde, sendo pontuado a necessidade de ampliação de vagas com ofertas na educação e demais áreas. A solicitação foi prontamente acatada e encaminhada pra alteração da lei tendo em vista concurso iminente no segundo semestre de 2022.

  • No dia 10 de junho, o fiscal Roberto Pinon fez uma visita à nutricionista da Secretaria de Saúde de Nova Ipixuna do Pará, com conhecimento das atividades e as orientações necessárias.
  • Visita técnica foi feita Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista/RR, onde foi aplicado o RVT de Nutrição clínica com o nutricionista Pedro Junior. Na oportunidade, Rayla Silvestre esteve em reunião com o Diretor Técnico do hospital, Ricardo Frota, e solicitou a formalização da responsabilidade técnica do nutricionista responsável pelo setor de nutrição da referida unidade de saúde.
  • Rayla Silvestre também foi ao Departamento de Vigilância Sanitária do município de Boa Vista/RR, para obter esclarecimentos de demandas inerentes ao processo de emissão do alvará sanitário e da relação deste processo com a CRQ emitida pelo CRN-7, sugestão de parcerias em ações de fiscalização, cooperação técnica em processos do segmento de alimentação e nutrição e de demais assuntos de interesse do órgão e do CRN-7.
  • No fim do mês, a fiscal Adriene Carvalho foi até a Secretaria Municipal de Saúde Barcarena para verificação e orientações quanto à atuação profissional. Além de conversa com coordenação da Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar para requerimento de adequações quanto ao número mínimo de Quadro Técnico necessário para execução das atribuições obrigatórias do nutricionista.
  • A fiscal Adriene também foi até a Secretaria Municipal de Assistência Social de Abaetetuba para entrega de Nota Técnica e explanação sobre a importância do nutricionista como quadro técnico na Assistência. Por fim, foi feita uma visita fiscal ao Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, com aplicação de RVT e posteriores orientações e solicitações para adequação do serviço de Assistência Clínica. Além de conversa com coordenação da equipe para requerer ajustes quanto ao número mínimo de quadro técnico para melhor desempenho das atividades obrigatórias do nutricionista.