You are currently viewing CRN-7 se reúne com Semed de Manaus para discutir sobre vagas para nutricionistas em concurso público

CRN-7 se reúne com Semed de Manaus para discutir sobre vagas para nutricionistas em concurso público

Na última quinta-feira (09), a nutricionista fiscal do CRN-7 em Manaus, Maria Lima, se reuniu com o Diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da capital do Amazonas, Leís da Silva Batista, para conversar sobre as demandas dos profissionais amazonenses, sobretudo, no que diz respeito ao mercado de trabalho.

“O principal objetivo da reunião foi levantar os dados referente ao quantitativo de alunos e de Nutricionistas/Técnicos em Nutrição e Dietética existentes na Secretaria, além de solicitar informações concernente aos rumores de um novo concurso público”, disse Maria Lima. Na oportunidade, foi entregue a Nota Técnica elaborada pelo CRN-7, que trata a respeito do Nutricionista e sua atuação na área de Assistência, Educação e da Saúde.

Assinada pela presidente Yonah Figueira, a nota é endereçada aos gestores estaduais e municipais, elencando uma série de recomendações e reforçando a importância da atuação do profissional de Nutrição para o combate à insegurança alimentar e a várias doenças controláveis por meio da alimentação.

A nota destaca que os Ministérios da Educação, da Saúde e da Cidadania instituíram diversas políticas, como a de Promoção da Saúde – PNPS, de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN e de Alimentação e Nutrição – PNAN que contemplam a implantação de programas e ações que visam combater a fome, as deficiências nutricionais e as doenças crônicas não transmissíveis – DCNTS (hipertensão, câncer, diabete, cardiopatias e outras). O texto também destaca a importância do nutricionista dentro da educação – por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A fiscal Maria informou que o CRN-7 foi muito bem recepcionado, tanto pela assessoria do Diretor quanto pelo próprio gestor. 

 No encontro na Semed, foi possível levantar que há pelo menos 241 mil alunos na rede municipal de ensino de Manaus, e nesse primeiro momento, pretende-se disponibilizar no concurso público uma vaga de nutricionista para cada 10 mil alunos; ou seja, há a pretensão de que sejam ofertadas 24 vagas para nutricionistas. O CRN-7 reforça que a Delegacia de Manaus seguirá acompanhando o processo para que as demandas dos profissionais referentes ao certame sejam atendidas.