You are currently viewing ‘X-Búfalo’: conheça o trabalho de nutricionista de Soure premiado por regionalizar alimentação escolar do município

‘X-Búfalo’: conheça o trabalho de nutricionista de Soure premiado por regionalizar alimentação escolar do município

Um trabalho feito com muito amor e profissionalismo foi premiado pelo XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) no final do mês de maio, em uma cerimônia que reconheceu 14 projetos regionais como as melhores do ano. Entre as iniciativas, o trabalho desenvolvido pelo nutricionista Georgio Sandro Penha, Responsável Técnico (RT) de Soure, município do Arquipélago do Marajó, foi premiado na categoria “Compras Governamentais”, por meio do projeto “Regionalização da Merenda Escolar”, que mudou a realidade das crianças que estudam na rede municipal e ainda ajudou a economia local.

“Há 21 anos quando eu cheguei no município, eu li um jornal no navio que me trouxe aqui que dizia ‘Fome atravessa a baía e vem parar em Soure’”, conta o nutricionista sobre o começo de sua jornada marajoara, destacando que ficou extremamente marcado por essa manchete quando veio trabalhar com a alimentação escolar na cidade insular. Ao longo das duas décadas seguintes, Georgio se dedicou em elaborar projetos que pudessem ajudar a mudar essa realidade, sempre considerando as diretrizes dos programas educacionais e o que aprendeu em sua formação como profissional de nutrição.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. Em Soure, por meio do trabalho de Georgio, 65.89% dos insumos usados para alimentar os alunos são provenientes de agricultores do município e região.

“O que compramos fomentou a economia local, ajudou na vida de nosso agricultor. Lançamos o ‘X-Búfalo’, um sanduíche feito com um blend de carne e chouriço de búfalo, uma fatia de queijo do Marajó, uma fatia de tomate e uma folha de alface. Criamos ainda o trio X-Búfalo: o sanduíche, um suco inteligente – de goiaba com beterraba, e um sorvete de leite de búfala de frutas regionais: cupuaçu, bacuri, açaí…”, explica o profissional.

O cardápio elaborado por Georgio é nutritivo, saudável e regional, além de ser atrativo para as crianças, pois é saboroso e traz alimentos que elas e as suas famílias consomem em casa. Essa iniciativa respeita mais uma das diretrizes do PNAE, que é o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, atendendo as necessidades nutricionais dos alunos em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde.

“Colocamos a maniçoba na merenda escolar na semana do Círio de Soure. Colocamos o peixe frito, o peixe cozido, produzido aqui no município. Fomentamos o açaí de uma maneira muito presente na merenda escolar, junto do peixe frito, com a farinha de mandioca e de tapioca, do jeito que se come mesmo em nosso município. Tudo isso fez com que nossos alunos tivessem acesso a uma merenda de qualidade, nutritiva e de encontro com as exigências da alimentação escolar, que é a valorização do hábito alimentar”, se orgulha Georgio.

Agora, Georgio e a Prefeitura de Soure se preparam para concorrer na categoria nacional do prêmio, mas o nutricionista já se sente um vencedor por ter seu trabalho reconhecido. “Eles [Sebrae] viram essa virada. Isso foi em decorrência de acreditar em nosso trabalho como nutricionista, regionalizar o cardápio, colocar a cara à tapa. Fizemos tudo com muito trabalho, esforço, carinho e amor ao próximo, amor à minha profissão, às nossas crianças”, encerra.