You are currently viewing CRN-7 entrega nota técnica com recomendações para quatro municípios do Marajó (PA)

CRN-7 entrega nota técnica com recomendações para quatro municípios do Marajó (PA)

Na última sexta-feira, 28, a nutricionista Cynara Souza, Diretora-secretária do CRN-7, se encontrou com a administração pública municipal de quatro municípios do Marajó Ocidental, ocasião em que entregou pessoalmente uma nota técnica com recomendações acerca de temas referentes à saúde, nutrição e alimentação da população.

Assinada pela presidente Yonah Figueira, a nota é endereçada aos gestores estaduais e municipais, elencando uma série de recomendações e reforçando a importância da atuação do profissional de nutrição para o combate à insegurança alimentar e a várias doenças controláveis por meio da alimentação.

A nota destaca que os Ministérios da Educação, da Saúde e da Cidadania instituíram diversas políticas, como a de Promoção da Saúde – PNPS, de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN e de Alimentação e Nutrição – PNAN que contemplam a implantação de programas e ações que visam combater a fome, as deficiências nutricionais e as doenças crônicas não transmissíveis – DCNTS (hipertensão, câncer, diabete, cardiopatias e outras).

O texto também destaca a importância do nutricionista dentro da educação – por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na assistência social – por meio dos programas que consolidam a PNSAN, e na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, visando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de agravos nutricionais (desnutrição, anemia, DCNTs).

A entrega dos documentos foi feita durante uma reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) Breves/Marajó. A nota técnica foi entregue ao seguintes gestores: Jucineide Alves Barbosa, Secretaria Municipal de Saúde de Breves; Paulo Ronaldo Rodrigues de Souza, Secretário Municipal de Saúde de Curralinho; Paulo Roberto Farias Coelho, Secretário Municipal de Saúde de Gurupá; e André Lamari, Diretor do Hospital de Portel, que representou a Secretária Municipal de Saúde, Simone de Carvalho Barboza.