You are currently viewing CRN-7 recebe Diretoria do CFN em segunda edição do projeto “Ações Integradoras”

CRN-7 recebe Diretoria do CFN em segunda edição do projeto “Ações Integradoras”

O Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) recebeu a diretoria do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) em sua sede em Belém, na segunda edição do projeto “Ações Integradoras”. Realizado nos turnos da tarde e da manhã, o encontro ocorreu em dois momentos: na última segunda-feira (30), e na terça-feira (31), com o objetivo de alinhar as ações institucionais do Sistema CFN/CRN.

O CFN foi representado pelos nutricionistas Élido Bonomo, presidente do órgão; Kátia Regina Leoni Guimarães, vice-presidente; Ana Jeanette Haro, diretora-tesoureira; e Adele Luiza da Matta Costa, nutricionista do CRN-7 que atua como colaboradora junto ao CFN. Segunda sede a ser visitada pelo projeto, o Conselho Regional da 7ª Região foi representado  pelas nutricionistas Yonah Figueira, presidente do CRN-7; Rahilda Tuma, vice-presidente; Cynara Souza, diretora-secretária; e pela Coordenadora Técnica, Lylis Nunes, além de conselheiros regionais e funcionários, que colaboraram em diversos momentos durante as conversas. 

Nos dois dias, a equipe do CRN-7 apresentou diversos pontos que consideraram importantes para o órgão federal, começando com a estrutura organizacional e física da sede e suas delegacias. Funcionários responsáveis pelas assessorias e setores como fiscalização, jurídico, contabilidade, tecnologia e comunicação do Conselho Regional apresentaram balanços do que foi realizado em 2022. As comissões do CRN-7 também tiveram seu momento para falar à Diretoria do CFN, listando projetos de curto e médio prazo da gestão, e o que seria preciso adquirir ou melhorar para dar celeridade e otimizar os atendimentos aos profissionais da região e à sociedade como um todo.

“Foi muito produtivo. Estamos atingindo os objetivos do projeto, escutar, compreender como estão funcionando as comissões, as coordenações e assessorias que dão suporte aos projetos da gestão. Compreendendo isso, fica mais claro o que o CFN pode articular com o CRN e com os outros regionais, porque é possível que algumas dificuldades encontradas aqui também estejam ocorrendo em outros”, disse Élido Bonomo. “Também ficamos sabendo se projetos que estão sendo desenvolvidos aqui podem ser levados para conhecimento de outros regionais”, informou o presidente do CFN.

Entre os compromissos firmados, o destaque fica para a atualização do parque tecnológico do CRN-7, que deve ser viabilizada nos próximos meses, atitude fundamental para dar celeridade e agilidade em todo sistema. Já entre os projetos apresentados, o “Profissional Formado e Habilitado Já” foi o que mais chamou a atenção. “É muito interessante esse vínculo precoce com o profissional que sai da graduação. Vamos levar em conversa para ver como viabilizar com outros regionais”, elogiou Élido Bonomo.
“Nosso balanço é muito positivo”, comemora Yonah Figueira, presidente do CRN-7. “É muito importante a vinda do CFN aos regionais para conhecer a realidade, fazer um diagnóstico, verificar a possibilidade de apoio. A gente avança cada vez mais em nossa gestão, trazendo benefícios não só para os profissionais do Conselho, mas para toda a categoria”, encerra.