You are currently viewing Vice-presidente do CRN-7 realiza roda de conversa com Coordenadoras Estaduais de Nutrição sobre recomendação do CNS

Vice-presidente do CRN-7 realiza roda de conversa com Coordenadoras Estaduais de Nutrição sobre recomendação do CNS

Na manhã da última segunda-feira (23), a vice-presidente do CRN-7, Rahilda Tuma, mediou uma roda de conversa sobre a Recomendação CNS n⁰ 007/2022 do Conselho Nacional de Saúde, acerca dos instrumentos de planejamento das políticas públicas de saúde. A vice-presidente orientou as coordenadoras de Nutrição dos Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia, em uma conversa por videoconferência.

O texto do CNS recomenda que gestores estaduais e municipais de saúde apresentem a análise do estado nutricional e de consumo alimentar da população do respectivo estado e município, com base nos relatórios do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan web), considerando as fases do ciclo de vida e as categorias étnico/raciais, assim como as ações de saúde voltadas à atenção nutricional, com base na PNAN, previstas no Plano Estadual ou Municipal de Saúde.

A mesma recomendação ainda aconselha os gestores estaduais e municipais de saúde que incorporem, no processo de regionalização, indicadores relativos ao estado nutricional e ao consumo alimentar nos Planos Regionais de Saúde, visando incorporar a situação nutricional e alimentar da população, nos diversos ciclos de vida, no planejamento das ações de saúde de estados e municípios brasileiros.

“O CRN-7, entendendo essa Recomendação como oportunidade para ampliar, qualificar e fortalecer as ações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) e por consequência, a necessidade de nutricionistas para executá-las, fez uma mobilização junto às Coordenadoras Estaduais de Nutrição (CEN) dos seis Estados da jurisdição com o objetivo de apoiar o trabalho dessas CEN na divulgação da Recomendação junto aos municípios da nossa região”, explicou Rahilda Tuma.

Além da vice-presidente, também esteve presente na conversa a presidente do CRN-7, Yonah Figueira. No próximo encontro, devem participar as representantes do Amapá, Pará e Acre.