You are currently viewing Vice-presidente do CRN-7 se reúne com deputado estadual Jaques Neves (PA) para pedir apoio em projetos de lei de interesse da categoria

Vice-presidente do CRN-7 se reúne com deputado estadual Jaques Neves (PA) para pedir apoio em projetos de lei de interesse da categoria

Seguindo com o compromisso de realizar reuniões com representantes do poder público para pedir apoio em pautas de interesse dos profissionais de Nutricionista e Técnico em Nutrição e Dietética, no final da manhã da última terça-feira (12), a vice-presidente do CRN-7, Rahilda Tuma, se reuniu com o deputado estadual Dr. Jaques Neves (UB-PA), em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

O ato de promover encontros com parlamentares da região Norte tem como objetivo discutir o atendimento das necessidades da categoria e melhorar as condições de trabalho do profissional de Nutrição, assim como valorizar a Saúde e a Nutrição na Amazônia.

Na reunião com o deputado, a vice-presidente mais uma vez apresentou a lista com os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. A intenção do Conselho é que propostas de teor semelhante sejam apresentadas na Casa de Leis do Pará, para que os profissionais paraenses sejam beneficiados pela legislação estadual, enquanto as leis de nível nacional não são aprovadas. Por isso, é importante ter o apoio do deputado Jaques Neves, médico e presidente da Comissão de Saúde (CSAU). A intenção do CRN-7 é levar as mesmas demandas para os deputados estaduais de todos os Estados da jurisdição.

Entre as principais demandas apresentadas, estão o estabelecimento do piso salarial para a profissão de Nutricionista (PL 6.819), a regulamentação da profissão de Técnico em Nutrição e Dietética (PL 5.056), e o PL 5.881, que obriga os planos de saúde a aceitarem os exames laboratoriais prescritos por nutricionistas. Além destes, considerados os mais urgentes, o CRN-7 também destacou outros projetos muito importantes, como os que dizem respeito ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), incluindo a distribuição de alimentação escolar em dias não letivos (PL 4.232) e a oferta diária de feijão e arroz em ao menos 50% das refeições servidas (PL 1.466).

“Tivemos a honra de estar com o deputado Jaques, que aceitou nossas propostas para lutar conosco para obter ganhos na nossa categoria”, disse Rahilda Tuma. “Então, confie em nós porque nós estamos procurando as melhores pessoas, os melhores deputados que podem nos ajudar nessa luta. Nossa gestão tem esse compromisso”, reforçou a vice-presidente, com apoio do deputado.

“A honra é minha de receber a doutora Rahilda Tuma em nome do CRN e deixar aqui meu compromisso, de todos nós, de juntos lutarmos por esta categoria de nutricionistas e técnicos que também necessitam da nossa ação como parlamentar e da nossa ação e como elo junto ao Poder Executivo. Tenho certeza que isso também é mostrar cuidado por todo o Pará”, encerra o parlamentar.