You are currently viewing Conselhos de Saúde se reúnem contra memorando da Sesma de Belém

Conselhos de Saúde se reúnem contra memorando da Sesma de Belém

Na tarde da última quarta-feira (30), a nutricionista Tayana Aleixo, membro da diretoria do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), se reuniu com outros representantes dos conselhos regionais de saúde que atuam em Belém. A pauta do encontro foi o memorando que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) emitiu limitando plantões e extensões de carga horária para profissionais de saúde, exceto os médicos.

A reunião foi realizada na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e teve como anfitriã a presidente Danielle Cruz Rocha. Também estiveram presentes Elineth Braga Valente, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito-12), Olga Tabaranã, do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PA), e Carlos Folha, do Conselho Regional de Odontologia do Pará (CRO-PA).

No último dia 22 de março, Elineth Braga Valente, fisioterapeuta e presidente do Crefito-12, reuniu-se com o secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, que garantiu que o memorando, que trazia a expressão “não médicas” para definir todas as “demais” categorias de saúde, seria revogado. No entanto, segundo já divulgou o Crefito, a Sesma apenas publicou novo memorando, eliminando a expressão, mas mantendo os cortes.

Por conta disso, na nova reunião, desta quarta-feira, os representantes e seus assessores analisaram a questão e decidiram por meio de um documento conjunto solicitar nova reunião com o secretário municipal Maurício Bezerra. “Assinamos o documento, que foi enviado a Sesma, e agora, vamos aguardar a resposta do secretário, marcando essa reunião, e pedimos brevidade”, destacou Tayana Aleixo.