You are currently viewing CRN-7 participa de reunião da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição do Estado do Pará

CRN-7 participa de reunião da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição do Estado do Pará

Na manhã desta sexta-feira (25), ocorreu a primeira reunião do ano da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição – CIAN, sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará – SESPA na sede do Conselho Estadual de Saúde do Pará – CES-PA, no bairro de Batista Campos. Para representar o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região na reunião, a diretoria elegeu as nutricionistas Socorro Paredes e Nádia Fernandes, que se fizeram presentes neste momento de grande importância para a política de saúde e nutrição no Estado do Pará.

O objetivo da CIAN é controlar e avaliar as diretrizes e prioridades da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), além de acompanhar a implementação e controle de políticas sociais que podem atingir à alimentação e nutrição. Além disso, a Comissão objetiva que a população tenha acesso a uma alimentação saudável para assim, prevenir a desnutrição e contribuir para a redução da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, gerando mais qualidade de vida.

Além do CRN-7, Sespa e CES-PA, estiveram presentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, cada um contribuindo com seu conhecimento específico.

“Essa reunião é importante pois é urgente a atualização da nossa política estadual de alimentação e nutrição”, destaca Nádia Fernandes, a representante do CRN-7. “A Comissão tem um caráter consultivo, para as ações de execução para o plano estadual de alimentação e nutrição. Para o CRN-7, estar presente é fantástico, pois houve a real cobrança da necessidade dos nutricionistas estarem presentes em todos os municípios, estando responsáveis pela alimentação e nutrição. Isso foi uma luta do CRN-7 por muitos anos, e hoje, é também reconhecida pela pela sociedade civil como um todo”, celebra.