You are currently viewing Conselhos profissionais encaminham ofício ao Governo do Amazonas

Conselhos profissionais encaminham ofício ao Governo do Amazonas

Os conselhos profissionais de saúde atuantes no Estado do Amazonas encaminharam ofício ao líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza, e ao governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitando a prorrogação dos contratos emergenciais firmados este ano por meio de Chamamento Público (editais nº 001/2022 e nº 002/2022), para que os trabalhadores continuem atuando nas áreas de serviços essenciais da saúde.

Por meio dos editais, foram convocados aproximadamente 1.500 profissionais de saúde, entre nutricionistas, farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos e outros, chamados para agregar forças no combate à covid-19 e demais serviços postergados pela pandemia.

Com o fim do contrato e a dispensa dos profissionais, os atendimentos tendem a se tornar morosos, visto que ainda enfrentamos uma pandemia. O pedido é que os trabalhadores continuem atuando até que haja a possibilidade de contratação via novo Concurso Público.

Assinam o documento: a presidente do Conselho Regional de Nutricionista da 7ª Região (CRN-7), Yonah Figueira, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF/AM), Luana Santana; o presidente do  Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREN/AM), Sandro André Pinto, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO/AM), José Hugo Seffair.