You are currently viewing CRN-7 participa de  revisão dos marcos legais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseans)

CRN-7 participa de revisão dos marcos legais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseans)

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-7) participou, na manhã desta quinta-feira (17), de uma reunião do grupo de trabalho (GT) para revisão dos marcos legais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseans), órgão de caráter deliberativo e consultivo que atua na formulação e proposição de estratégias para execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Na reunião, que foi realizada na sede da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), o CRN-7 foi representado pela Conselheira Keilla Sulivan.

O Conseans é um órgão permanente que compõem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituição de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Os objetivos do Sistema são: formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação; e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

“Nós sentimos a necessidade de atualizar o nosso regimento e o decreto que cria o Conselho, até porque, ele é de 2009, e já está bem defasado com essas mudanças que aconteceram a nível estadual e nacional na questão da Segurança Alimentar”, disse Rosa Barbosa, Presidente do Conseans. “Nós sabemos que a Segurança Alimentar não é um Sistema Único como é o Sistema de Saúde (SUS). Cada Estado e cada Município cria seu sistema, respeitando os hábitos alimentares de cada região, de cada costume: é o hábito alimentar do indígena, dos quilombolas, do pescador… E nós sabemos que o Estado do Pará, pela sua diversidade, tem um hábito alimentar diferente em cada região. A cultura alimentar é fundamental para nós enquanto órgão de segurança alimentar: a gente não pode falar de segurança alimentar com essa exclusão, sem ouvir os hábitos alimentares, e nós sabemos que o Pará é rico em cultura alimentar, então, é fundamental para nós essa alteração. E tudo tem uma base, por isso mesmo que chamamos o Conselho Regional de Nutricionistas, que é fundamental estar conosco”, explicou a presidente do Conseans.

Órgãos como Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Casa Civil, Pastoral da Criança e Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) participaram da reunião. Para Keilla Sulivan, a colaboração do Conselho que representa os nutricionistas da região é de suma importância para o desenvolvimento de um trabalho democrático e qualificado, pois todos podem contribuir com o conhecimento de sua área na reformulação das diretrizes do Conseans. “Esse assunto que envolve alimentação é algo que o CRN-7 pode contribuir muito, e nossa participação é fundamental para fortalecer, inclusive, essas ações. Quando o Conselho se envolve com o objetivo de participar dessa construção, a gente só tem a ganhar,  e a entidade, também”, destacou a conselheira.