Concluintes de Nutrição da UFPA assistem à palestra sobre papel do CRN-7

O Nutricionista e seu Conselho de Classe” foi o título da palestra, que a coordenadora técnica do CRN-7, Lylis Nunes, proferiu, no dia 29 de janeiro, no auditório da Faculdade de Nutrição da UFPA, aos formandos do Curso de Nutrição da instituição. O evento faz parte do Projeto Profissional Formado e Habilitado Já, que possibilita a entrega da identidade profissional aos concluintes de Nutrição no mesmo dia da formatura, garantindo que os novos nutricionistas saiam da cerimônia habilitados para exercer a profissão. Lylis foi apresentada aos concluintes pela professora do curso, Vanessa Lourenço.

O objetivo da palestra foi promover a aproximação com os futuros profissionais para que conheçam qual o verdadeiro papel e importância do Conselho Regional para o exercício da profissão. Assim, Lylis falou sobre a legislação que abrange a profissão de nutricionista e a missão dos Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas.

Ela disse que a Nutrição é uma das poucas profissões que dispõem de lei de regulamentação e de Conselho de classe. “Existem 2.422 ocupações no Brasil, das quais 66 são regulamentadas e apenas 32 têm conselhos profissionais, sendo que a Nutrição é uma das poucas que tem regulamentação e conselho”, informou Lylis. “E o principal papel do Conselho é proteger a saúde da população, a partir da fiscalização do exercício profissional, evitando que a Nutrição seja exercida por pessoas não capacitadas e não habilitadas”, acrescentou.

Lylis também comentou sobre as áreas de atuação do nutricionista, como Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição Esportiva e Marketing e, ainda, sobre a possibilidade de novas áreas serem criadas pelos profissionais, citando como exemplo o Personal Cooking e o Personal Diet, que são as mais recentes, mas ainda não estão regulamentadas.

Na oportunidade, os concluintes de Nutrição também puderam esclarecer dúvidas sobre o que podem ou não fazer à luz do Código de Ética do Nutricionista, que será atualizado este ano, o que será feito a partir de Fóruns de debate com a participação de profissionais de Nutrição.