No dia 25 de março, a sede do CRN-7 em Belém (PA) recebeu coordenadores e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) para debater a minuta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Nutrição – bacharelado, que está em Consulta Pública. Na ocasião, a Comissão de Formação Profissional se reuniu com 16 professores – de forma online e presencialmente – representando instituições de ensino dos estados da jurisdição do CRN-7.
A consulta pública representa um avanço importante para a formação profissional do nutricionista após anos de intensa atuação do Sistema CFN/CRN sobre o tema, e estabelece um marco na evolução educacional da área. A iniciativa, promovida pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), reflete o esforço colaborativo para alinhar o ensino de Nutrição às necessidades contemporâneas da profissão e às expectativas da sociedade. A Consulta Pública foi lançada em 12 de março e estará recebendo ativamente contribuições da comunidade de Nutrição até o dia 12 de abril de 2024. Por isso, o CRN-7 convidou os docentes de instituições de ensino a participarem deste processo democrático, trazendo suas experiências, conhecimentos e visões para o documento que norteará o futuro da formação em Nutrição no país.
“Fizemos uma leitura conjunta do Texto Referência e faremos uma contribuição coletiva em nome do CRN-7. Além disso, cada docente poderá fazer sua manifestação individual ou mesmo em nome de sua instituição. Identificamos pontos onde sugerimos modificações e o texto segue em um trabalho coletivo de leitura e contribuições até dia 02 de abril; a partir daí, será elaborada a manifestação do CRN-7. Neste momento, estamos trabalhando na construção das justificativas e no texto a ser proposto e vamos enviar nossa manifestação até dia 12 de abril”, disse a coordenadora da Comissão de Formação Profissional, conselheira Thais Granado.
Para participar, os interessados devem acessar a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Nutrição bacharelado no link fornecido pelo MEC: [http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas]. As contribuições devem ser enviadas para o endereço eletrônico *diretrizesnutricao@mec.gov.br*, e devem ser fundamentadas e circunstanciadas, proporcionando um diálogo construtivo sobre a proposta.