Você está visualizando atualmente Região Norte marca presença no V Encontro Nacional de Formação Profissional (ENFP) do Sistema CFN/CRN, em Brasília (DF)

Região Norte marca presença no V Encontro Nacional de Formação Profissional (ENFP) do Sistema CFN/CRN, em Brasília (DF)

Nos dias 23 e 24 de outubro o Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) participou do V Encontro Nacional de Formação Profissional (ENFP), evento que reuniu cerca de 200 participantes entre coordenadores de curso, docentes, estudantes de Nutrição e membros das comissões de Formação Profissional do Sistema CFN/CRN. Promovido pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN),em Brasília (DF), o evento teve como tema “A Comunicação na Formação do Nutricionista: Cidadania, Ética e Inteligência Artificial”.

A comitiva da Região Norte contou com as conselheiras do CRN-7: Vanda Marvão (PA), Rahilda Tuma (PA) e Marcela Brito (AP), todas membro da Comissão de Formação Profissional, além de Lylis Nunes, coordenadora técnica do órgão, e Fernanda Martins, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (UFAC), que participou do Encontro Nacional em Brasília após ter sido sorteada entre os docentes que compareceram nos encontros regionais promovidos pelo CRN-7 nos seis Estados da jurisdição. Também estiveram presentes Caroline Correa, graduanda do Curso de Nutrição da UFAC, que representou a Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN); Mara Santos (AP), membro da Comissão de Avaliadores do Sistema CFN/CRN; e Dyanara Oliveira (PA), secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

“Essa ação incentiva a participação dos nutricionistas docentes nesses debates sobre a formação”, disse a professora Fernanda Martins sobre a chance de participar do Encontro em Brasília com o apoio do CRN-7. “Além disso, nos possibilita conhecer outras realidades da formação de nutricionistas, conhecer outros profissionais que, como nós, também trabalham com esse desafio que é a formação de novos nutricionistas, especialmente nesses novos tempos com temas sensíveis como cursos de EAD e o uso de inteligência artificial”, compartilhou a docente da UFAC.

“O Encontro Nacional foi composto por diversas atividades como palestras, mesa redonda, debates/interação com o público, trabalhos em grupos. Entre os temas, destaco a mesa redonda: Implicações da Educação à Distância na formação em saúde, que contou com a participação de representantes de Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE)”, diz a conselheira Rahilda Tuma. “O CRN7 teve oportunidade de expressar a preocupação com a grande expansão do ensino da graduação em Nutrição na modalidade EAD em todo Brasil e, em especial na Região Norte, sem o devido acompanhamento pelo MEC, portanto sem o respaldo necessário para a garantia da boa qualidade na formação profissional dos nutricionistas egressos dessas IES. A resposta é que está em vigor a Consulta Pública do MEC para a nova regulamentação do ensino de graduação em EAD e o CRN7 se posicionou informando que irá realizar um momento para discussão dessa pauta, com formulação de propostas em conjunto com docentes e coordenadores de IES de Nutrição dos estados que compõem a jurisdição”, informou Rahilda.

“O evento foi muito enriquecedor, abriu um leque de possibilidades”, celebrou a conselheira Marcela Brito, do Amapá. “A gente percebe que nós, nutricionistas, precisamos sempre estar nos atualizando, porque a ciência não é nada estática, então, como algo móvel, a gente sempre tem que estar buscando essas atualizações. Eu como sou docente tinha muitas dúvidas sobre as novas resoluções do MEC e lá eu pude entender, eu pude escutar as experiências exitosas das nossas colegas, de outros campos, de outras IES. Eu saí de lá com mil ideias. Hoje, como parte da Comissão de Formação Profissional, eu já consigo tirar as dúvida daquelas pessoas que nos procurarem com as dúvidas que eu tinha”, celebrou.