Os conselhos profissionais de saúde atuantes no Estado do Amazonas encaminharam ofício ao líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza, e ao governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitando a prorrogação dos contratos emergenciais firmados este ano por meio de Chamamento Público (editais nº 001/2022 e nº 002/2022), para que os trabalhadores continuem atuando nas áreas de serviços essenciais da saúde.
Por meio dos editais, foram convocados aproximadamente 1.500 profissionais de saúde, entre nutricionistas, farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos e outros, chamados para agregar forças no combate à covid-19 e demais serviços postergados pela pandemia.
Com o fim do contrato e a dispensa dos profissionais, os atendimentos tendem a se tornar morosos, visto que ainda enfrentamos uma pandemia. O pedido é que os trabalhadores continuem atuando até que haja a possibilidade de contratação via novo Concurso Público.
Assinam o documento: a presidente do Conselho Regional de Nutricionista da 7ª Região (CRN-7), Yonah Figueira, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF/AM), Luana Santana; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREN/AM), Sandro André Pinto, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO/AM), José Hugo Seffair.